Oi testa 5G com equipamentos da Huawei no Rock in Rio

Por Tainá Freitas
27 de setembro de 2019 às 11:06 - Atualizado há 3 anos

Transmissão exclusiva: Dia 08 de Março, às 21h
Descubra os elementos secretos que empresas de sucesso estão usando para se libertar do antigo modelo de Gestão Feudal de Negócios.

Só hoje, nossos melhores Cursos Executivos ou Programas Internacionais com até 50% off
Inscreva-se agora - SVWC 2020
A Oi irá testar a rede 5G com tecnologia da Huawei no Rock in Rio, festival de música que acontece no Rio de Janeiro a partir desta sexta-feira (27). A expectativa é que 700 mil pessoas passem pelo evento, que acontece neste e no próximo final de semana.
A rede 5G será utilizada pela equipe encarregada de realizar a cobertura do festival nas redes sociais. Uma das principais dificuldades das redes de internet móvel é de funcionar perfeitamente em locais com grandes multidões – ou seja, com muitos pontos de acesso -, o que torna o festival uma oportunidade interessante para o teste da nova rede.
O público interessado em testar a nova rede poderá fazê-lo em equipamentos compatíveis disponibilizados no próprio evento. “Sugerimos ao Rock in Rio a implantação da rede 5G para transformar o evento na primeira cidade conectada pela nova tecnologia”, diz José Cláudio Moreira Gonçalves, diretor de operações da Oi, em anúncio.
A Oi é a parceria oficial de infraestrutura do festival. O 5G será testado na frequência de 3,5Ghz e distribuído em oito antenas. Além do 5G, a operadora disponibilizará Wi-Fi para os presentes.
A Huawei está no centro do desenvolvimento da tecnologia de 5G – e também de muitas polêmicas sobre o assunto. Os Estados Unidos e a China lutam pelo protagonismo no lançamento. Nesta semana, a Câmara de Deputados dos EUA anunciou que pode criar um fundo de US$ 1 bilhão para substituir a tecnologia da Huawei, que é utilizada por muitas operadoras americanas. O país teme que os equipamentos da empresa chinesa “representem risco à segurança nacional”.
Enquanto isso, a Huawei está com olhos atentos no Brasil. A empresa já havia expressado interesse em implementar o 5G no país e irá investir US$ 800 milhões para construir uma fábrica em São Paulo. No local será realizada a produção de aparelhos com tecnologia 5G para a América do Sul.

Transmissão exclusiva: Dia 08 de Março, às 21h
Descubra os elementos secretos que empresas de sucesso estão usando para se libertar do antigo modelo de Gestão Feudal de Negócios.

Comentários