Sou Aluno
Formações
Imersões
Eventos
Tools
Artigos
Sobre Nós
Para Empresas

Negócio da China: entenda como funciona o ecossistema de inovação chinês

Negócio da China: entenda como funciona o ecossistema de inovação chinês

Negócio da China: entenda como funciona o ecossistema de inovação chinês

, jornalista da StartSe

3 min

15 fev 2021

Atualizado: 24 out 2023

newsletter

Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!

Thumbnail do vídeo

Pequim, Xangai, Shenzhen, Hangzhou, Hong Kong… Você já deve ter ouvido falar de alguma dessas regiões! Elas compõem o ecossistema de inovação da China, que se tornou a segunda maior economia do mundo. O país também possui, de acordo com o Startup Genome, o maior número de cidades como polos de inovação globais.

De acordo com o ranking de 2020, Pequim é o 4º maior ecossistema para startups do mundo. A capital da China se destaca principalmente pelo desenvolvimento de inteligência artificial e por novas tecnologias em educação.

Xangai encontra-se em 8º lugar. O local é reconhecido mundialmente pela atuação em fintech e retailtech (o varejo). Ainda em termos de relevância, Shenzhen toma a 22ª posição no ranking mundial. A cidade é onde fica a sede da Tencent, uma das maiores empresas de tecnologia da China, e se destaca pelo desenvolvimento de hardware, drones e robótica.

Algumas posições depois, em 28º, Hangzhou é a quarta cidade chinesa a figurar o ranking de 30 posições. É lá que fica a “Dream Town”, uma incubadora de startups e empreendedores criada a partir do investimento estatal, e onde está a sede da Alibaba – uma das maiores varejistas do Brasil e do mundo.

Sabemos que a China ainda é um território pouco conhecido no ocidente, mas há muito a ser explorado. Para te ajudar nessa trajetória, trouxemos dois especialistas: Piero Franceschi e Felipe Leal explicam as características únicas de cada cidade e como podemos aprender com o exemplo chinês.

 

LEITURA RECOMENDADA

A China é uma das principais potências tecnológicas do planeta. Mas quando o assunto é fintech e soluções financeiras, ela lidera com alta vantagem. Se você é do ramo financeiro, possui uma fintech ou quer trazer soluções tech para o seu negócio atual. Clique aqui e veja a oportunidade que abrimos para poucos brasileiros viverem essa experiência in loco na China.
 

Gostou deste conteúdo? Deixa que a gente te avisa quando surgirem assuntos relacionados!


Assuntos relacionados

Imagem de perfil do redator

Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero. Apresenta o podcast Agora em 10 na StartSe e também atua na área de Comunidades na empresa. É especialista em inovação, tecnologia e negócios.

Leia o próximo artigo

newsletter

Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!