Não perca! DemoDay Nacional do JA Startups acontece hoje às 16h

Avatar

Por Isabella Câmara

16 de julho de 2018 às 15:25 - Atualizado há 2 anos

Logo ReStartSe

Inscreva-se para o maior e mais audacioso evento de inovação, tecnologia e transformação digital já feito na América Latina. 30 dias que vão mudar sua visão de mundo, dos seus negócios e da sua carreira.

Online e totalmente gratuito - 01 a 30 de outubro/2020

Muitas empresas que hoje são vistas como referência no mercado em que atuam e valem bilhões de dólares, um dia já foram pequenas, ficavam alojadas em lugares não convencionais e quase não tinham recursos financeiros para escalar. As startups são o maior exemplo de que negócios bilionários e disruptivos podem, sim, nascer nos lugares mais inesperados.

Com essa ideia em mente, surge o JA Startups, um programa que ensina empreendedorismo para adolescentes em escolas públicas em todo o Brasil. O projeto, fruto da parceria entre a Junior Achievement, Gerdau e StartSe, teve seu piloto desenvolvido em outubro de 2017, no Colégio Farroupilha, em Porto Alegre, mas foi lançado oficialmente somente em abril deste ano.

O piloto fez tanto sucesso que foi expandido para quatro estados brasileiros – São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Pernambuco. O JA Startups foi desenvolvido durante oito semanas em cada um desses estados e, no último encontro, os alunos apresentaram suas soluções em em um DemoDay Estadual, que definiu as três melhores ideias da região a partir de quatro pilares: problema, solução, viabilidade econômica e time.

Nesta segunda-feira (16), a melhor solução de cada estado irá apresentar o seu projeto no DemoDay Nacional, no qual uma banca formada por Mauricio Benvenutti, Cristiano Kruel, Junior Borneli e uma representante da Gerdau escolherá a melhor solução do país. A startup vencedora ganhará uma viagem para São Paulo e a oportunidade de participar da segunda edição do Silicon Valley Conference, que acontecerá no segundo semestre deste ano.

As 4 finalistas

Em São Paulo, a solução que garantiu o primeiro lugar e que participará do DemoDay Nacional é a Culture SP. Os criadores do aplicativo, Gabriel Belizario, Guilherme Rocha, Julia Mattos, Giulia Barbon e Giovana Oliveira, fizeram uma pesquisa para descobrir porquê as pessoas não frequentam eventos culturais em São Paulo e a resposta encontrada foi a falta de informação. Para resolver esse problema, os alunos desenvolveram o aplicativo Culture SP, que divulgará e indicará eventos culturais no estado de acordo com o perfil do usuário.

Ohana Serafim Merlo, coordenadora de projetos da Junior Achievement São Paulo, afirma que se surpreendeu muito com a evolução dos alunos durante esse processo de dois meses. “Me surpreendi muito com os estudantes, porque eles não conheciam muito sobre o tema e no fim do programa eles estavam falando como profissionais sobre o assunto, os pitches foram muito bem elaborados”, diz. “Esse projeto é importante para despertar o interesse dos adolescentes sobre essa nova forma de empreender, sobre essa nova economia que estamos vivendo”.

Já a Vinil Hermes, um marketplace de discos de vinil, foi a grande vencedora do DemoDay em Minas Gerais. A proposta do aplicativo, segundo responsáveis pelo JA Startups, é simples: conectar compradores a lojas e pessoas físicas que tenham algum título disponível para a venda. Mas além de facilitar a venda desse tipo de produto, o Vinil Hermes também seria capaz de conectar pessoas com gostos musicais semelhantes. “O aplicativo faria uma espécie de Tinder Musical a partir da análise da base de dados dele – o algorítimo do Vinil Hermes indicaria usuários com gostos semelhantes e sugeriria essas pessoas como amizade”.

Em Pernambuco, os alunos focaram em resolver um problema que era comum entre os moradores da região: encontrar uma costureira confiável. Foi com o intuito de sanar a dor dos moradores que nasceu o Seam, um aplicativo que conecta costureiras e clientes. Com o aplicativo, o usuário terá acesso a prestadoras de serviço de confiança e localizadas próximas a sua residência. Além da questão de confiabilidade, os idealizadores da solução também pensaram na questão do pagamento – com o Seam, os usuários podem realizar pagamentos via boleto ou cartão de crédito dentro do próprio aplicativo.

Passando da região Nordeste para o Sudeste, temos o Escool. O aplicativo, que conecta escolas e seu público-alvo, facilita o acesso a informações das instituições de ensino mais próximas. Com ele, os pais podem ter acesso a todas as referências da escola e, no futuro, fazer uma melhor escolha no momento da matrícula. Além disso, dentro do próprio aplicativo, será possível encontrar um ranking das melhores instituições, promoções, descontos e até mesmo notícias sobre educação relacionadas a região do usuário.

Apesar dos obstáculos inerentes a uma escola pública no Rio de Janeiro, o projeto foi uma experiência forte para todos os envolvidos. De acordo com Michelle, responsável pelo projeto no Estado, principalmente para uma rede pública de ensino, o programa oferece uma visão atual do mercado e a adesão dos alunos foi uma surpresa. “O programa era novo, alguns não acreditavam em seu potencial para conseguir acompanhar, mas a surpresa foi a evolução dos alunos da metade para o final do programa. Foi um salto de amadurecimento que surpreendeu aos mentores”, conta Michelle.

Nesta segunda-feira (16), o Escool, o Seam, a Vinil Hermes e a Culture SP apresentarão suas soluções no DemoDay Nacional será transmitido por meio de uma live no Facebook da StartSe, às 16h. Não perca!

Baixe já o aplicativo da StartSe

 

App StorePlay Store