Como a Meituan Dianping se tornou a terceira maior empresa da internet da China

Por João Ortega
11 de outubro de 2019 às 17:06 - Atualizado há 3 anos

Transmissão exclusiva: Dia 08 de Março, às 21h
Descubra os elementos secretos que empresas de sucesso estão usando para se libertar do antigo modelo de Gestão Feudal de Negócios.

Só hoje, nossos melhores Cursos Executivos ou Programas Internacionais com até 50% off
Inscreva-se agora - SVWC 2020
A Meituan foi fundada em 2010, na China, pelo empreendedor Wang Xing, como um site de compras coletivas. Cinco anos depois, houve uma fusão com a Dianping, empresa que permitia aos usuários avaliarem serviços e estabelecimentos. Desde então, a Meituan Dianping evoluiu para se tornar uma plataforma virtual de serviços e cresceu até tomar o posto de terceira maior empresa da internet chinesa (atrás de Tencent, que é sua investidora, e da Alibaba).
Uma análise feita pelo portal Kr-Asia apresenta quatro estratégias que foram essenciais no crescimento da Meituan Dianping, que hoje vale cerca de US$ 65 bilhões. Veja, abaixo, quais são elas.
Corte de funcionários e aumentos menores
Entre dezembro do ano passado e junho deste ano, a Meituan demitiu 6.000 funcionários, o que corresponde a pouco mais de 10% da força de trabalho. “A Meituan cometeu alguns erros estratégicos de 2017 a 2018 ao expandir demais algumas áreas de negócios. Por isso, teve que dispensar mão de obra redundante e otimizar operações”, diz um executivo que não foi identificado pela reportagem.
Além da redução na equipe, houve também, entre o ano passado e 2019, uma mudança na política de aumentos salariais. Em abril de 2018, a Meituan reajustou em 30% os ganhos de profissionais das áreas de engenharia e produto, e em 15% para o pessoal de vendas. Já neste ano, a grande maioria dos aumentos não chegaram a 10%.
Minimizar negócios não-lucrativos
Em maio de 2018, a Meituan Dianping criou o supermercado Ella, em uma tentativa de concorrer com o Hema, da Alibaba. O modelo de negócio, assim como o do rival, passa pela entrega de produtos frescos em pouco tempo para os consumidores.
No entanto, o Ella não teve o mesmo sucesso do concorrente. Ao invés de insistir no projeto, a Meituan, neste ano, fechou cinco lojas e manteve apenas as duas principais em Pequim. É um exemplo de como a empresa evita gastos excessivos e realiza testes de curta duração.
Outro caso semelhante foi o do serviço de aluguel de carros da empresa. Após um piloto que durou um ano, a Meituan suspendeu esta operação em novembro, evitando gastar mais do que o necessário para um produto que não foi validado na prática. Ainda assim, ela mantém em seu app serviços de motoristas de terceiros.
Testes em setores inexplorados
Embora a Meituan Dianping evite gastos excessivos com negócios não lucrativos, isto não significa que a empresa deixe de realizar testes em setores em que, ainda, não tem atuação direta. Pelo contrário, os executivos estão sempre olhando para novas fontes de receitas.
Neste sentido, a empresa criou uma plataforma de recrutamento para pequenas e médias empresas e agora pretende retornar ao mercado de carregadores portáteis compartilhados. Além disso, a Meituan também prepara um serviço próprio de mapas, que também servirá para melhorar a logística de delivery.
Remodelar a Mobike
A Mobike surgiu como o principal serviço de bicicletas compartilhadas na China, em 2015, mas se tornou mais um caso de startup cujo modelo de negócio é insustentável e as despesas sempre superaram as receitas. Em abril de 2018, porém, a Meituan decidiu adquirir a Mobike por US$ 2,7 bilhões.
Neste ano, a Meituan está reformulando todo o modelo de negócio da Mobike e, segundo comunicado oficial, vem melhorando os resultados financeiros da startup. Começou por uma mudança de nome – agora se chama Meituan Bikes. Passou pela substituição das bicicletas, já que muitas delas chegaram ao final da vida útil. Além disso, a precificação foi totalmente reestruturada.
Para reduzir as perdas, a Meituan aumentou as taxas de uso das bicicletas desde abril, ao mesmo tempo em que saiu da maioria dos mercados externos da Mobike, incluindo Cingapura, Índia, Austrália, Tailândia e Malásia.

Transmissão exclusiva: Dia 08 de Março, às 21h
Descubra os elementos secretos que empresas de sucesso estão usando para se libertar do antigo modelo de Gestão Feudal de Negócios.

Comentários