Ministro Marcos Pontes anuncia oito novos centros de inteligência artificial

João Ortega

Por João Ortega

5 de novembro de 2019 às 17:02 - Atualizado há 1 ano

Logo Novo Curso

Transmissão exclusiva: Dia 08 de Março, às 21h

Descubra os elementos secretos que empresas de sucesso estão usando para se libertar do antigo modelo de Gestão Feudal de Negócios.

Inscreva-se agora
Logo Cyber Monday 2020

Só hoje, nossos melhores Cursos Executivos ou Programas Internacionais com até 50% off

Quero saber mais

Marcos Pontes, ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, anunciou nesta segunda-feira (4) a criação de oito laboratórios de inteligência artificial no Brasil. Pontes afirmou, durante a abertura da Semana de Inovação em Brasília, que os centros vão trabalhar em rede, embora cada um deles será focado em uma aplicação específica. As informações são da Agência Brasil.

“Um desses laboratórios vai trabalhar nas fronteiras do conhecimento em inteligência artificial, com segurança cibernética, em conjunto com o Exército Brasileiro”, explica o ministro. “Os outros sete serão de inteligência artificial aplicada. Dentre esses sete, que convergem para o planejamento estratégico, quatro estão conectados com o Decreto de Internet das Coisas, que prevê quatro câmaras: cidades 4.0, indústria 4.0, agro 4.0 e saúde 4.0”.

“E, dos três restantes, um será ligado à inteligência artificial aplicada à administração pública”, completa o astronauta. No entanto, não foram reveladas neste momento informações sobre os dois laboratórios não adereçados no discurso.

Além disso, Marcos Pontes informou que os estudos para implementação de centros de tecnologia em inteligência artificial ainda estão em andamento e que detalhes como localização, temática, investimentos e parceiros desses centros ainda não estão definidos. Todos os dados do projeto serão publicados em um edital a ser lançado em breve.