São José dos Campos ganha novo centro de inovação e desenvolvimento tecnológico
Por Beatriz Bevilaqua
16 de outubro de 2019 às 19:35 - Atualizado há 3 anos

Transmissão exclusiva: Dia 08 de Março, às 21h
Descubra os elementos secretos que empresas de sucesso estão usando para se libertar do antigo modelo de Gestão Feudal de Negócios.

Só hoje, nossos melhores Cursos Executivos ou Programas Internacionais com até 50% off
Inscreva-se agora - SVWC 2020
A cidade de São José dos Campos acaba de ganhar mais um espaço de fomento ao ecossistema de startups da região. A antiga Casa do Café, localizada no interior do Parque da Cidade, passa a sediar o programa “Startup São José”, desenvolvido pela Prefeitura de São José dos Campos.
O objetivo é permitir que empreendedores tenham acesso ao desenvolvimento de seus projetos por meio de mentorias, redes de networking e parcerias estratégicas. A previsão é que de 6 a 10 startups, escolhidas com base no edital divulgado, ocupem este novo centro de inovação e desenvolvimento tecnológico. O edital para interessados ainda está aberto tanto para empresas como para parceiros que participarão das atividades de aceleração.
A Prefeitura investiu no local cerca de R$ 400 mil, entre reforma do prédio e instalações de novo mobiliário e sistema de tecnologia. Para Luís Paulo Loreti, Diretor de Programas Estratégicos da Cidade de São José dos Campos, a ideia é estimular ainda mais o ecossistema local. “Toda empresa nascente precisa de um empurrão inicial e o projeto foi criado com este propósito, para apoiarmos startups em momentos decisivos. Inicialmente são 120 postos fixos”, explicou.
Uma das empresas já escolhidas para fazer parte do novo espaço é a FlipFlop Lab, uma startup fundada por engenheiros com alto nível de conhecimento tecnológico. Emanuel Perpetuo era da indústria bélica e desenvolvia mísseis. Ele lembra que sempre gostou de desafios, foi daí que surgiu a ideia da criação de jogos digitais de realidade virtual.
O projeto estava no papel até ir à um evento da Startse que o impulsionou a alavancar o negócio com uma palestra inspiracional do Marco Poli, investidor-anjo e mentor com grande reputação no mercado de startups.
“Esse novo momento é ótimo pra gente pois esta rede de startups reunidas num mesmo espaço dá mais força aumentando as oportunidades de negócio, além de gerar mais visibilidade,” afirmou.
Outra novidade é que no futuro a prefeitura também irá proporcionar hospedagem à alguns empreendedores escolhidos no projeto. Neste momento estão sendo construídos apartamentos próximos ao parque da Cidade para oferecer estadia aos futuros startupeiros.
Retenção de talentos
Para o prefeito, Felicio Ramuth, o novo espaço permitirá a retenção de talentos na cidade. “Existem grandes universidades de ponta na cidade, como o ITA por exemplo, e a ideia é que estes talentos consigam construir seus próprios negócios e gerem oportunidades locais e novos empregos”, explicou.
Ramuth mencionou alguns cases de sucesso da cidade como a Quero Educação e Guichê Virtual. A Quero foi idealizada ainda dentro da universidade por dois estudantes de engenharia do ITA, Bernardo de Pádua e Lucas Gomes. A edtech hoje é líder em tecnologia de marketing educacional e desenvolve soluções para conectar alunos e instituições de ensino de todo país. A empresa já matriculou mais de 450 mil estudantes e conta hoje com mais de 1.300 instituições de ensino parceiras.
Durante o evento, várias empresas de fora também estiveram presentes, uma delas foi o Hospital Albert Einstein. Camila Hernandes, Consultora de Projetos de Inovação, falou que o hospital é um dos parceiros deste novo projeto. “ O time de inovação do hospital fará encontros periódicos com as startups instaladas aqui. Vamos avaliar possibilidades de sinergia entre startups e o hospital. Estamos animados!”, disse.
Fica claro que o ecossistema não é formado apenas pelas startups, mas também por profissionais da economia criativa, investidores, universidades e o poder público. O programa Startup São José é mais uma estrutura que se forma que terá atuação conjunta com instituições que já são expoentes nacionais e mundiais como o DCTA, o parque tecnológico da Univap, o Parque Tecnológico de São José dos Campos (vinculado à Prefeitura), ITA, Fatec, Unifesp e da Unesp, além das empresas que investem em pesquisa e desenvolvimento.

Transmissão exclusiva: Dia 08 de Março, às 21h
Descubra os elementos secretos que empresas de sucesso estão usando para se libertar do antigo modelo de Gestão Feudal de Negócios.

Comentários