Universidade chinesa cria chip que controla computador por ondas cerebrais

Por João Ortega
11 de junho de 2019 às 14:36 - Atualizado há 3 anos

Transmissão exclusiva: Dia 08 de Março, às 21h
Descubra os elementos secretos que empresas de sucesso estão usando para se libertar do antigo modelo de Gestão Feudal de Negócios.

Só hoje, nossos melhores Cursos Executivos ou Programas Internacionais com até 50% off
Inscreva-se agora - SVWC 2020
A Universidade de Tianjin, na China, anunciou, no dia 17 de maio, um chip que identifica sinais do cérebro e transforma em um código para computadores. O Brain-Computer Codec Chip (BC3), ou Brain Talker, como batizaram o chip, foi desenvolvido em conjunto por pesquisadores da instituição de ensino e engenheiros da empresa estatal China Eletronics Corporation.
A tecnologia de interface cérebro-computador (ou BCI, sigla em inglês) pretende decodificar a intenção de um usuário somente pelas suas ondas neurais específicas, sem a necessidade de controles físicos, como um clique no mouse. Além de revolucionar a maneira como o público em geral usa dispositivos, esta área de pesquisa tem o potencial de permitir que pessoas com limitações de movimento acessem computadores, dirijam carros ou mesmo controlem membros mecânicos.
“Os sinais transmitidos e processados pelo cérebro são bloqueados pelas ondas sonoras do ambiente. O chip BC3 tem a habilidade de discriminar micro sinais neurais elétricos e decodificar suas informações de forma eficiente, o que pode aumentar a velocidade e eficiência de interfaces cérebro-computador”, explica Dong Ming, chefe do departamento de engenharia médica da Universidade de Tianjin.
Segundo comunicado da instituição, o Brain Talker é portátil, preciso e mais rápido e eficiente que dispositivos semelhantes. “Um dia, o BC3 vai contribuir para tratamentos médicos, educação, autodisciplina, segurança, games e entretenimento”, afirmou Cheng Longlong, cientista de dados da China Eletronics Corporation.
Não é só na China, porém, que estão sendo desenvolvidas tecnologias de interface cérebro-computador. A Neuralink, startup criada por Elon Musk, quer conectar o cérebro humano a dispositivos eletrônicos por meio de eletrodos.

Transmissão exclusiva: Dia 08 de Março, às 21h
Descubra os elementos secretos que empresas de sucesso estão usando para se libertar do antigo modelo de Gestão Feudal de Negócios.

Comentários