Huawei vai lançar serviço de armazenamento de dados na nuvem

João Ortega

Por João Ortega

10 de Maio de 2019 às 17:54 - Atualizado há 1 ano

Logo ReStartSe

GRATUITO, 100% ONLINE E AO VIVO

Inscreva-se para o Maior Programa de Capacitação GRATUITO para empresários, gestores, empreendedores e profissionais que desejam reduzir os impactos da Crise em 2020

A fabricante de smartphones Huawei está prestes a realizar sua maior investida no mercado de serviços online. Segundo apuração do The Information, a empresa da China vai lançar um serviço de armazenamento de dados na nuvem no próximo dia 15 (quarta-feira).

O novo produto vai focar, neste primeiro momento, no mercado local. O lançamento se alinha com uma política do governo chinês de fomento ao desenvolvimento tecnológico nacional. A ideia é que o país dependa menos de serviços ocidentais, principalmente diante de uma disputa comercial intensa com os EUA em 2019. A Huawei, inclusive, está no centro das discussões entre as duas maiores economias do mundo, após ter seus produtos banidos em território norte-americano por acusações de espionagem comercial.

A nuvem da Huawei terá recursos de inteligência artificial para ajudar que clientes empresariais tenham uma gestão inteligente de seus dados. Atualmente, os líderes no mercado de armazenamento na nuvem são Microsoft, Oracle, SAP, Amazon e Google – todas empresas ocidentais.

O setor de produtos empresariais da Huawei, que não leva em conta os smartphones e outros hardware desenvolvidos pela companhia, cresceu 24% em 2018. De acordo com o balanço financeiro da empresa, estes serviços geraram US$ 11 bilhões em receita, pouco mais de 10% do faturamento total de US$ 106 bilhões.