Huawei nega interesse em aquisição da Oi, mas se mantém firme por leilão do 5G

Por João Ortega
23 de setembro de 2019 às 16:29 - Atualizado há 3 anos

Transmissão exclusiva: Dia 08 de Março, às 21h
Descubra os elementos secretos que empresas de sucesso estão usando para se libertar do antigo modelo de Gestão Feudal de Negócios.

Só hoje, nossos melhores Cursos Executivos ou Programas Internacionais com até 50% off
Inscreva-se agora - SVWC 2020
O jornal O Globo reportou neste sábado que a Huawei estaria interessada em adquirir a operadora brasileira Oi para ampliar presença no mercado de telecomunicações do país. A aquisição seria feita em parceria com a operadora China Mobile. No entanto, a Huawei tratou de negar os rumores nesta segunda-feira.
“A Huawei não tem planos ou interesse em adquirir a Oi ou qualquer outra operadora brasileira. Com mais de 20 anos no Brasil, a companhia trabalha com todas as operadoras brasileiras”, afirmou a empresa, em comunicado oficial.
A Oi está em recuperação judicial desde 2016 e divulgou um prejuízo de R$ 1,6 bilhões no segundo trimestre deste ano. De acordo com o Estadão, a operadora também atrai interesse da norte-americana AT&T. Hoje, o principal ativo da Oi é a infraestrutura de 360 mil quilômetros de fibra ótica espalhada no território nacional.
Huawei e o leilão do 5G
Está previsto para o segundo semestre de 2020 o leilão que vai definir quais empresas vão ser responsáveis pela tecnologia de fornecimento e distribuição da rede 5G comercialmente no Brasil. A Huawei terá, provavelmente, a concorrência da sueca Ericsson e da finlandesa Nokia no leilão. A chinesa já realiza testes com a tecnologia e movimenta-se nos bastidores a fim de vencer a disputa.
A Huawei já tem mais de um terço de toda a infraestrutura de telefonia móvel no Brasil. A relação da companhia com reguladores brasileiros é forte o suficiente para superar a pressão dos EUA para que os aliados não utilizem a tecnologia 5G chinesa em seus territórios. Hamilton Mourão, vice-presidente brasileiro, afirmou em junho que a Huawei não seria restringida no leilão.

Transmissão exclusiva: Dia 08 de Março, às 21h
Descubra os elementos secretos que empresas de sucesso estão usando para se libertar do antigo modelo de Gestão Feudal de Negócios.

Comentários