Huawei desenvolve carros autônomos e prevê lançamento em 2021

João Ortega

Por João Ortega

13 de junho de 2019 às 18:40 - Atualizado há 1 ano

Logo Black Friday 2020

Nossos melhores Cursos Executivos ou Programas Internacionais com até 50% off

Quero saber mais

Vem aí a melhor formação de líderes do Brasil

Logo Liderança Exponencial Aprenda as novas competências fundamentais para desenvolver uma liderança exponencial e desenvolva diferenciais competitivos para se tornar um profissional de destaque no mercado.

100% online, aulas ao vivo e gravadas

Próxima turma: De 14 a 17/Dez, das 19hs às 22hs

Inscreva-se agora

A Huawei, empresa de tecnologia da China, está desenvolvendo carros autônomos em parceria com fabricantes de automóveis como Audi, Toyota e a conterrânea GAC. A expectativa é que os primeiros veículos sejam lançados em 2021, segundo Dang Wenshuan, executivo da companhia chinesa.

Também estão colaborando no projeto as empresas chinesas Beijing New Energy Automobile e Changan Automobile. As informações foram relevadas pelo Financial Times.

Atualmente, a Huawei já desenvolve tecnologia de inteligência artificial para veículos da Audi e da Toyota, entre outras indústrias do setor. Veículos autônomos seriam uma extensão desta parceria, que comprova as investidas da empresa para ir além da fabricação de smartphones e produtos relacionados. A expectativa é que os carros tenham autonomia de nível 4, o que significa que só há necessidade do motorista em ambientes não adequados – fora de estradas, por exemplo.

Segundo Dang Wenshuan, os veículos não ficarão restritos ao mercado chinês e estarão disponíveis também na Europa. Nos EUA, entretanto, a empresa segue na lista negra em meio a guerra comercial entre as duas potências mundiais.

O executivo da Huawei ainda afirmou que, em sua visão, as fabricantes de veículos da China “estão se movendo mais rápido” do que as parceiras estrangeiras em tecnologias de direção autônoma. Entretanto, a Waymo, do Google, já realiza testes com carros autônomos desde 2018.