Healthtech: app chinês diz se usuário viajou com alguém contaminado por vírus

João Ortega

Por João Ortega

30 de janeiro de 2020 às 22:22 - Atualizado há 10 meses

Vem aí a melhor formação de líderes do Brasil

Logo Liderança Exponencial Aprenda as novas competências fundamentais para desenvolver uma liderança exponencial e desenvolva diferenciais competitivos para se tornar um profissional de destaque no mercado.

100% online, aulas ao vivo e gravadas

Próxima turma: De 14 a 17/Dez, das 19hs às 22hs

Inscreva-se agora
Logo Cyber Monday 2020

Só hoje, nossos melhores Cursos Executivos ou Programas Internacionais com até 50% off

Quero saber mais

Uma plataforma digital na China permite descobrir se, em uma viagem de trem ou avião no país, havia algum passageiro infectado pelo coronavírus. Mais de 21 milhões de pessoas já acessaram o novo app da Qihoo 360, uma das maiores empresas de segurança digital na China, apenas dois dias depois do lançamento do app.

Assine a newsletter Conexão China e receba conteúdo exclusivo semanal sobre a maior potência inovadora do Oriente!

A ferramenta é aberta e pode ser acessada pelo portal 360, da companhia chinesa. Basta que o usuário coloque o número de sua viagem no software para ser notificado se há a possibilidade de contaminação do vírus. Em caso positivo, o programa ainda oferece informações de saúde, como lista de sintomas e a recomendação para consultar um médico.

Os dados analisados pelo aplicativo vêm de diversas fontes públicas, como base de dados de hospitais e informações das companhias estatais de transporte. A plataforma digital conta com algoritmos de inteligência artificial da Qihoo 360 para cruzar os dados e identificar riscos de contaminação.

Desde o início do ano, já foram contabilizados cerca de 8 mil casos de contaminação do coronavírus. Houve mais de 170 mortes por conta da doença. Neste cenário alarmante, as principais empresas de tecnologia do país desenvolvem formas de ajudar a saúde pública.