Cientista chinês que editou genes de bebês com CRISPR é preso

Por Tainá Freitas
6 de janeiro de 2020 às 16:18 - Atualizado há 2 anos

Transmissão exclusiva: Dia 08 de Março, às 21h
Descubra os elementos secretos que empresas de sucesso estão usando para se libertar do antigo modelo de Gestão Feudal de Negócios.

Só hoje, nossos melhores Cursos Executivos ou Programas Internacionais com até 50% off
Inscreva-se agora - SVWC 2020
He Jiankui, cientista chinês que utilizou a tecnologia CRIPSR para editar genes de bebês, foi condenado na China no fim de dezembro. O cientista e dois de seus colegas foram sentenciados a três anos de cárcere por “prática médica ilegal”. Com o experimento, divulgado em 2018, Jiankui buscava tornar bebês imunes ao HIV após a remoção do gene CCR5, que viabiliza a infecção do vírus em outras células.
O cientista chinês também foi condenado ao pagamento de uma multa de R$ 1,7 milhão e proibido de trabalhar com medicina reprodutiva. Embora o experimento tenha tido dez autores, apenas a penalização de Jiankui, Zhang Renli e Quin Jinzhou foi divulgada.
A justiça chinesa afirmou que a segurança e eficácia da técnica de edição de genes não havia sido verificada antes de ser utilizada. Além disso, de acordo com o Engadget, os cientistas teriam convenientemente ocultado documentos para convencer as pacientes e obter a ajuda de médicos.
O time teria dito as pacientes que elas fariam parte de um experimento de vacina contra a AIDS e não de uma modificação genética. Os cientistas auxiliaram na reprodução de casais infectados com HIV e, após editarem os genes dos embriões, os implantaram em duas mulheres. Elas deram à luz a três bebês geneticamente modificados. Até o julgamento, a justiça tinha conhecimento de apenas um casal de gêmeos.
Ainda não há como mensurar as possíveis mudanças sofridas pelos bebês, que podem ter suas funções cognitivas alteradas. O gene vulnerável ao vírus HIV também pode atuar em funções cerebrais envolvendo a memória. Após a divulgação do experimento, a edição genética com CRISPR foi proibida na China.
Leia mais: + O que é o CRISPR?
++ Estudo com edição genética CRISPR testa tratamento para cegueira em humanos

Transmissão exclusiva: Dia 08 de Março, às 21h
Descubra os elementos secretos que empresas de sucesso estão usando para se libertar do antigo modelo de Gestão Feudal de Negócios.

Comentários