USP, Dasa e Google farão mapeamento de DNA da população brasileira

Por Tainá Freitas
10 de dezembro de 2019 às 18:10 - Atualizado há 3 anos

Transmissão exclusiva: Dia 08 de Março, às 21h
Descubra os elementos secretos que empresas de sucesso estão usando para se libertar do antigo modelo de Gestão Feudal de Negócios.

Só hoje, nossos melhores Cursos Executivos ou Programas Internacionais com até 50% off
Inscreva-se agora - SVWC 2020
As pesquisadoras Lygia da Veiga Pereira e Tábita Hünemeier, da Universidade de São Paulo (USP), desejam conhecer as características genéticas comuns na população brasileira. Elas irão sequenciar e mapear o genoma de 3 mil brasileiros, analisando ondas migratórias, nível de diversidade, entre outros. Chamado de “DNA do Brasil”, o projeto tem a Dasa, empresa de medicina diagnóstica, e o Google Cloud, nuvem do Google, como parceiros.
A Dasa será responsável por sequenciar o DNA dos brasileiros e os resultados serão guardados na nuvem do Google. De acordo com a companhia, cada genoma pode ocupar até 500 GB de espaço. Estima-se que, com a parceria, a redução de custos seja de 90%.
Invista na sua formação para a Nova Economia em 202o: Conheça as conferências, programas executivos e imersões internacionais da StartSe
Na primeira fase, as pesquisadoras irão sequenciar o genoma de 3 mil pessoas. No entanto, elas estão em buscas de recursos extras para mapear o DNA de 15 mil brasileiros. O conhecimento do genoma de uma população permite compreender elementos facilitadores de obesidade, diabetes, hipertensão, entre outros.
Para a indústria farmacêutica, por exemplo, o sequenciamento do DNA pode auxiliar na criação de tratamentos e remédios focados nos brasileiros. Os Estados Unidos e a China já sequenciaram o genoma de um milhão de pessoas cada, e o Reino Unido analisou aproximadamente 500 mil DNAs.
A ascensão do DNA
O DNA das pessoas tem sido cada vez mais desvendado pela iniciativa pública e privada. Empresas como a 23andMe, do Vale do Silício, e a brasileira Mendelics possuem kits em que é possível colher uma amostra da própria saliva e descobrir, posteriormente, informações de sua ancestralidade, risco de desenvolvimento de doenças, entre outros.

Transmissão exclusiva: Dia 08 de Março, às 21h
Descubra os elementos secretos que empresas de sucesso estão usando para se libertar do antigo modelo de Gestão Feudal de Negócios.

Comentários