Sem terno e gravata, escritório de advocacia conquista o ecossistema de startups

Por Tainá Freitas
3 de maio de 2018 às 16:57 - Atualizado há 4 anos

Transmissão exclusiva: Dia 08 de Março, às 21h
Descubra os elementos secretos que empresas de sucesso estão usando para se libertar do antigo modelo de Gestão Feudal de Negócios.

Só hoje, nossos melhores Cursos Executivos ou Programas Internacionais com até 50% off
Inscreva-se agora - SVWC 2020
São muitos os motivos que diferenciam startups de empresas convencionais – como o forte viés tecnológico, escalabilidade, rápido crescimento e princípios inovadores. Com todas essas diferenças, o serviço jurídico tradicional e até a própria legislação geralmente não estão preparados para atender e acompanhar as inovações das startups, principalmente porque elas podem viabilizar a criação de novos serviços e negócios. E é aí que o Silva | Lopes Advogados se destaca.
Há seis anos atrás, Layon Lopes percebeu o crescimento de startups brasileiras e viu a oportunidade de oferecer conselhos jurídicos à essas novas empresas. “Quando as startups começaram a ganhar mais notoriedade, fui em um evento para conhecer mais e me impressionou o número de empreendedores que vieram falar comigo para tirar dúvidas jurídicas”, afirmou Lopes, fundador do Silva | Lopes Advogados.
O escritório conseguiu a primeira startup como cliente no próprio evento e hoje 90% de seu público são startups ou empresas de tecnologia. Não por coincidência, o Silva | Lopes é reconhecido nacionalmente como referência na área de Direito Empresarial, Tributário e Propriedade Industrial, com foco em startups, fintechs, tecnologia e inovação.
O espírito inovador das startups é refletido no próprio escritório da advocacia. No Silva | Lopes, os advogados trocam o terno e gravata pela bermuda, camiseta e boné do próprio escritório – vestimenta mais adequada à descontração presente no ecossistema de startups. “Somos um escritório onde os profissionais possuem larga experiência corporativa, mas que nasceu dentro da nova economia. Muitos escritórios adotaram o ecossistema de tecnologia e inovação, eu gosto de dizer que nós fomos moldados por este ecossistema, ou seja, está diretamente ligado em nosso DNA”, explicou Lopes.
Um dos objetivos do escritório é fomentar o crescimento do ecossistema de inovação e tecnologia, trazer educação jurídica empresarial e apoiar players e entidades do ecossistema. Para realizar esse desejo, o time do Silva | Lopes conta com players do mercado de startups dentro do próprio escritório, como o Diretor Jurídico da Associação Gaúcha de Startups e o Diretor de Startups da Associação de Jovens Empresários do Rio Grande do Sul.
Além disso, o escritório de advocacia dá dicas e informações sobre temas jurídicos-empresarias através de vídeos em seu canal do Youtube. Chamada de SL DOCS, a websérie do escritório de advocacia acompanha startups parceiras com destaque nacional e internacional, que utilizam o espaço para compartilhar a própria história, soluções e serviços.
O Silva | Lopes foi criado em Porto Alegre, mas, tal como as startups, está em pleno crescimento – o escritório começará a operar oficialmente em São Paulo no segundo semestre desse ano. Ainda em 2018, o Silva | Lopes dará mais um passo importante, estreitando ainda mais sua relação com a tecnologia: lançará chatbots para registro de marca e o próprio sistema de gestão de demandas dos clientes.
[php snippet=5]

Transmissão exclusiva: Dia 08 de Março, às 21h
Descubra os elementos secretos que empresas de sucesso estão usando para se libertar do antigo modelo de Gestão Feudal de Negócios.

Comentários