Didi e Nvidia firmam parceria por veículos autônomos compartilhados

João Ortega

Por João Ortega

18 de dezembro de 2019 às 12:48 - Atualizado há 11 meses

Logo ReStartSe

Inscreva-se para o maior e mais audacioso evento de inovação, tecnologia e transformação digital já feito na América Latina. 30 dias que vão mudar sua visão de mundo, dos seus negócios e da sua carreira.

Online e totalmente gratuito - 01 a 30 de outubro/2020

Nesta quarta-feira (18), a startup chinesa de mobilidade Didi Chuxing (que é dona da 99 no Brasil) anunciou uma parceria com a Nvidia, fabricante de chips e processadores dos EUA. A cooperação visa acelerar o desenvolvimento de carros autônomos para, em um futuro próximo, ampliar opções de transporte compartilhado.

Assine a newsletter Conexão China e receba conteúdo exclusivo semanal sobre a maior potência inovadora do Oriente!

Na prática, a Didi vai utilizar a tecnologia da Nvidia em diversas etapas do desenvolvimento da direção autônoma. As Unidades de Processamento Gráfico (GPUs) vão impulsionar o treinamento dos algoritmos com machine learning, a inteligência artificial da empresa norte-americana será integrada à nuvem da Didi e a plataforma Nvidia Drive, que já tem códigos para veículos autônomos, vai compor o sistema da startup chinesa.

“A inteligência artificial da Nvidia permitirá à Didi desenvolver sistemas de transporte mais seguros e eficientes e fornecer uma ampla gama de serviços em nuvem”, afirma Rishi Dhall, vice-presidente de direção autônoma da Nvidia. “O desenvolvimento de veículos autônomos seguros exige IA de ponta a ponta, na nuvem e no carro”.

A parceria entre as empresas acontece em um momento de guerra comercial entre seus países de origem. Mesmo durante a conturbada relação entre EUA e China em 2019, a colaboração tecnológica das maiores potências globais é essencial para desenvolver novas tecnologias, como a direção autônoma.

Por envolver áreas do conhecimento distintas como mobilidade, visão computacional, inteligência artificial e outros, a direção autônoma impulsiona diversas parcerias no mundo da tecnologia. A própria Didi anunciou, em abril, uma cooperação com a DeepDrive, equipe de cientistas da Universidade da Califórnia. Em maio, a empresa chinesa lançou uma plataforma aberta para acelerar desenvolvimento de IA e técnicas machine learning. Já a Nvidia uniu-se a montadoras como Toyota e GM para aprimorar tecnologia de veículos autônomos.