O império JD: a maior gama de serviços de logística do mundo

Avatar

Por Lucas Bicudo

27 de agosto de 2018 às 16:18 - Atualizado há 2 anos

Logo Black Friday 2020

Nossos melhores Cursos Executivos ou Programas Internacionais com até 50% off

Quero saber mais

Vem aí a melhor formação de líderes do Brasil

Logo Liderança Exponencial Aprenda as novas competências fundamentais para desenvolver uma liderança exponencial e desenvolva diferenciais competitivos para se tornar um profissional de destaque no mercado.

100% online, aulas ao vivo e gravadas

Próxima turma: De 14 a 17/Dez, das 19hs às 22hs

Inscreva-se agora

Em 18 de junho de 1998, Richard Liu investiu RMB 12 mil de suas economias para arrendar uma unidade de varejo de quatro metros quadrados no centro de tecnologia de Zhongguancun, em Beijing. Lá ele fundou a JD Multimedia, o negócio que eventualmente se tornaria a JD.com.

Em 2003, quando o surto de SARS (Severe acute respiratory syndrome) afetou o país, Richard viu uma oportunidade em meio à dificuldade de aproveitar o potencial da Internet para apoiar seus negócios e começou a vender produtos online. Em 2004, primeiro predecessor online do JD.com foi lançado.

Em 2007, a JD começou a construir sua própria rede de logística. Ao gerenciar todas as etapas da cadeia de suprimentos, até a entrega final ao consumidor, o objetivo da JD era garantir uma experiência superior e focada no usuário. Em outubro de 2008, o JD Mall começou a oferecer mercadorias em geral, transformando o negócio de um varejista de produtos eletrônicos em uma plataforma de comércio eletrônico completa. Em dezembro de 2010, a JD lançou sua plataforma de marketplace, o que permitiu expandir sua gama de opções de produtos para os consumidores.

Em 2013, a JD registrou RMB 125,5 bilhões (US$ 20,7 bilhões) em volume de mercadoria bruta (GMV). A JD Finance foi estabelecida como um grupo empresarial independente. Em março de 2014, a JD firmou uma parceria estratégica com a Tencent e recebeu acesso exclusivo às plataformas WeChat e Mobile QQ. Em maio, a JD tornou-se a primeira grande empresa de comércio eletrônico da China a ser listada na bolsa de valores NASDAQ de Nova York, sob a sigla “JD”. Em julho, a JD Finance lançou a maior plataforma de crowdfunding da China. Em outubro, o centro de logística automatizado e mais avançado da empresa iniciou suas operações.

Em março de 2015, a JD Finance lançou o maior serviço de financiamento de capital privado da China para ajudar a atrair investimentos para startups. Em abril, a JD lançou a JD Worldwide, uma plataforma de comércio eletrônico global para dar aos consumidores chineses maior acesso a produtos importados.

Em junho de 2016, a JD.com e o Walmart anunciaram uma aliança estratégica. Como parte do acordo, a JD assumiu o controle do marketplace Yihaodian, o Walmart adquiriu uma participação de 5% na JD.com e eles firmaram cooperação para cobrir as áreas online e O2O dos negócios das duas empresas na China.

Esse foi um rápido resumo do crescimento explosivo da JD, que hoje é considerada uma das maiores empresas de tecnologia da China. São várias suas áreas de operação, as quais iremos discutir aqui:

E-COMMERCE

A JD.com é a principal plataforma de e-commerce da China, oferecendo a mais de 300 milhões de clientes ativos acesso direto a uma linha inigualável de produtos, além de ajudar marcas locais e internacionais a ingressarem no mercado chinês.

Usando a incomparável rede de logística nacional da JD e sofisticadas tecnologias de entrega baseadas em dados, os clientes desfrutam de um padrão de entrega no mesmo dia e no dia seguinte – que é um nível de serviço que nenhuma outra empresa no mundo pode igualar.

A JD Worldwide também permite que marcas de todo o mundo vendam diretamente para consumidores chineses, mesmo aqueles que não têm presença física na China. Isso significa que os clientes da JD.com podem obter produtos de alta qualidade de todo o mundo, entregues à sua porta com o premir de um botão.

JD LOGISTICS

A JD Logistics aproveita a tecnologia para fornecer serviços de cadeia de suprimentos e logística inteligentes para empresas em uma ampla gama de setores. A JD.com possui uma das maiores infra-estruturas de atendimento de qualquer empresa de comércio eletrônico no mundo. Atualmente, a JD.com operava 14 projetos no “Asia No. 1”, que estão entre os maiores e mais automatizados centros de atendimento inteligente da Ásia. O JD.com também utiliza uma rede de mais de 500 armazéns, com um total de 11,6 milhões de metros quadrados.

A JD.com é a única plataforma de e-commerce do mundo que fornece armazenamento de pequeno a médio porte, armazenamento de grandes dimensões, entrega globais, instalações de armazenagem congelada e refrigerada, B2B e logística de crowdsourcing. A empresa está focada em desenvolver os sistemas de logística mais eficientes e inteligentes possíveis, aproveitando recursos de big data, sistemas de informação e experiência no mercado da China.

LOGÍSTICA INTELIGENTE

A JD X concentra-se em inovar a próxima geração de tecnologias de logística inteligente, com um foco particular em recursos de atendimento automatizado, incluindo drones, veículos de entrega autônoma e tecnologias automatizadas de armazém.

É a primeira companhia do mundo a lançar operações regulares de drones comerciais. Também é a primeira empresa global a lançar um armazém B2C totalmente automatizado, além de colocar máquinas autônomas nas ruas e lojas de toda a China.

CADEIA DE SUPRIMENTOS INTELIGENTE

Para gerenciar o fluxo de milhões de SKUs através da maior rede de atendimento nacional da China, a JD construiu uma solução de gerenciamento de cadeia de suprimentos inteligente e modularizada, que suporta design, planejamento, execução, controle e monitoramento de atividades da cadeia de fornecimento, apoiados por grandes volumes de dados, blockchain, IoT, processamento de linguagem natural, reconhecimento de imagem e visão, Machine e Deep Learning.

A JD Y se concentra na criação de soluções inteligentes de cadeia de suprimentos e aproveita o poder da Inteligência Artificial para melhorar a eficiência do varejo. A unidade lançou uma solução de rastreabilidade de alimentos com blockchain, para fornecer transparência completa em toda a cadeia de suprimentos para produtos de carne bovina australianos vendidos na JD.com.

CENTRO DE P&D NO VALE DO SILÍCIO

Os esforços globais de P&D da JD estão sediados no coração do Vale do Silício, em Santa Clara, Califórnia. Lá estão reunidos os principais talentos em setores como Machine Learning, computação em nuvem, big data e Inteligência Artificial, para desenvolver inovações de ponta que aprimoram as experiências de varejo.

LIDERANÇA

Chen Zhang, CTO da JD, lidera as iniciativas de P&D. Sua equipe é composta por aproximadamente 12 mil engenheiros e pesquisadores focados em impulsionar o crescimento de Big Data e computação em nuvem, além de avanços técnicos que aprimoram a experiência de compras online. Chen é um veterano do setor – antes de ingressar na JD.com, trabalhou no Yahoo por 18 anos, onde foi responsável pelo desenvolvimento do Yahoo Messenger e, mais recentemente, liderou o centro global de pesquisa e desenvolvimento do Yahoo em Beijing. Antes disso, ele trabalhou na DEC e na Oracle Corporation como chefe de tecnologia.

INOVAÇÃO

Em todos os aspectos de seu negócio, a JD está na vanguarda da inovação industrial, desenvolvendo uma cadeia de fornecimento de varejo incrivelmente eficiente e novas tecnologias e serviços que aprimoram a experiência de seus consumidores e parceiros comerciais da marca.

A empresa faz um incrível trabalho com robótica e automação. Foi a primeira empresa no mundo a fazer entregas comerciais por drones e agora está colocando maquinário autônomo para armazéns e lojas. Sua plataforma gera surpreendentemente 15 petabytes de dados todos os dias, construindo poderosas ferramentas de IA e Machine Learning, que fornecem insights incomparáveis ​​sobre o comportamento do consumidor na China.

INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

Na JD, Inteligência Artificial está presente ​​em quase todos os aspectos de seu negócio – desde projetar algoritmos que aprendem como os consumidores se comportam para prever tendências na demanda, até desenvolver tecnologias sofisticadas de reconhecimento de voz e impressão digital, que permitem aos consumidores comprar online usando comandos de voz.

Inteligência Artificial na JD.com é liderada pela AI Platform and Research Division e pela Business Growth Unit. As principais áreas de foco da pesquisa incluem processamento de linguagem natural, visão computacional e Machine Learning, bem como aprimoramento constante dos algoritmos que potencializam muitas das partes dos negócios da JD, como pesquisa e personalização.

Recentemente, a empresa lançou a AI Catapult, uma aceleradora focada no desenvolvimento de soluções de blockchain e Inteligência Artificial. Além disso, lançou o DingDong, o smart speaker mais popular da China, que permite que seus usuários façam compras online através de comando de voz.

REALIDADE VIRTUAL E AUMENTADA

Na JD, Realidade Virtual e Aumentada é utilizada para oferecer aos clientes a experiência interativa que eles adquirem na loja, junto a toda conveniência e facilidade de compras online. Testar/Provar é um ponto problemático para muitos consumidores online, já que é difícil avaliar apenas observando fotos de produtos, independentemente de eles realmente. Com a tecnologia de RA da JD, os clientes podem experimentar produtos quando e onde quiserem.

A JD recentemente anunciou o lançamento de um novo recurso de composição de Realidade Aumentada e Virtual no aplicativo JD, para ajudar os clientes a testar vários cosméticos antes de comprarem.

SEGURANÇA

Proporcionar uma experiência de e-commerce segura e confiável para clientes, fornecedores e parceiros de negócios é uma das principais prioridades da JD. Sua equipe de segurança, composta por alguns dos maiores especialistas mundiais em segurança online, desenvolve metodologias e soluções de proteção de última geração para todo o ecossistema. A equipe é especializada em áreas como segurança de contas e dados, IA, Big Data e proteção IoT, segurança móvel e empresarial e inteligência contra ameaças.

BLOCKCHAIN

A JD.com anunciou que está lançando uma nova plataforma de blockchain destinada a clientes corporativos, para ajudá-los a construir, hospedar e usar seus próprios aplicativos blockchain. A plataforma, conhecida como JD Blockchain Open Platform, é projetada para que os clientes corporativos possam criar e ajustar facilmente contratos inteligentes em nuvens públicas e privadas.

Blockchain é uma tecnologia de contabilidade altamente distribuída e inviolável, que utiliza criptografia e consenso entre pares para garantir um histórico auditável de transações. Usando esse recurso, a plataforma da JD.com permite que as empresas simplifiquem o gerenciamento e as operações de dados, como rastreamento de mercadorias, doações de caridade, certificação de autenticidade, atribuição de propriedade, transações, direitos autorais digitais e muito mais.

“JD Blockchain Open Platform é o resultado da experiência e expertise em tecnologia blockchain que inicialmente desenvolvemos para nossas próprias operações, para fornecer mais visibilidade aos consumidores”, disse Jian Pei, chefe de Big Data e Smart Supply Chain na JD.com.

A JD Blockchain Open Platform opera como um serviço para clientes corporativos e é projetada com o conceito de “implantação em um clique” Aplicativos, ferramentas e software para a plataforma são desenvolvidos internamente por fornecedores de software independentes e analisados ​​pela JD.com, que podem ser implementados por usuários corporativos sem a necessidade de conhecimento especializado em desenvolvimento de blockchain.

Como parte do anúncio, a JD.com também disse que o primeiro parceiro da empresa a usar a nova plataforma é a China Pacific Insurance Co., que a usou para implantar um sistema para rastrear e-faturas, ou “fapiao”, os recibos oficiais necessários na China para as empresas.

O CPIC usa o sistema para reduzir a burocracia aplicando uma ID de blockchain exclusiva a cada documento. Assim, aumenta a eficiência do processo de contabilidade, reduzindo o erro humano e fornecendo uma trilha histórica confiável e auditável para ajudar a reduzir a fraude. Em 2017, a JD.com juntou-se à IBM, ao Wal-Mart e a outros players para formar da Blockchain Food Safety Alliance, um grupo encarregado de garantir entrega de alimentos na China e entre seus parceiros comerciais para melhorar a segurança alimentar.

Em comunicado para a imprensa, a JD.com disse que implementou rastreamento de blockchain para mais de 400 marcas e 11.000 unidades de manutenção de estoque do e-commerce.

O governo de Nanjing – a capital da província chinesa de Jiangsu – anunciou na abertura da Industrial Public Chain Summit (IPCS), que lançará um fundo de 10 bilhões de RMB (US$ 1,48 bilhão) para promover projetos públicos com blockchain. A ideia é ver a tecnologia em plataformas transnacionais, de conteúdo, saúde, energia, propriedade intelectual e proteção ambiental.

Em abril, um fundo semelhante foi anunciado na cidade de Hangzhou, província de Zhengjiang, chamado Grand Shores Global Blockchain Ten-Billion Innovation Fund. Hangzhou já é um centro de tecnologia de informação de ponta e de veículos autônomos e elétricos, mas agora o governo começa a expandir essa oferta principalmente para blockchain.

O Grand Shores alega ter garantido do governo de Hangzhou 30% de sua meta de 10 bilhões de RMB (US$ 1,5 bilhão). O fundo foi criado por Yao Yongjie, um dos primeiros investidores da fabricante chinesa de máquinas de mineração de Bitcoin, Canaan Creative. Li Xiaolai, um investidor na EOS, também está apoiando a iniciativa.

StartSe de olho na China!

A StartSe traz para São Paulo o China Day Conference, evento completamente focado em discutir pontos como esses com maior profundidade! Se você quer saber ainda mais sobre a China, não deixe de conferir nossa semana de imersão por lá, liderada por Ricardo Geromel.

Baixe já o aplicativo da StartSe
App StorePlay Store