Hanergy quer colocar painéis solares em carros, bicicletas e em guarda-sóis

Embora o Brasil seja reconhecido como um dos principais países com capacidade para geração fotovoltaica, ainda faz pouco uso desta tecnologia, quando comparado com potências como China e Espanha.

Avatar

Por Isabela Borrelli

25 de outubro de 2018 às 12:45 - Atualizado há 1 ano

Embora o Brasil seja reconhecido como um dos principais países com capacidade para geração fotovoltaica, ainda faz pouco uso desta tecnologia, quando comparado com potências como China e Espanha. De olho no potencial deste mercado, a Hanergy, fabricante chinesa de módulos fotovoltaicos de filmes finos (painéis solares flexíveis), desembarcou no Brasil em agosto, para produzir e comercializar películas geradoras de energia solar.

Ao contrário das placas solares convencionais, que têm uma média de eficiência de 16%, as películas da Hanergy tem eficiência de 31,6%. Além disso, tem peso menor de 2 a 3 quilogramas por metro quadrado (as tradicionais podem chegar a 15 quilogramas). “Isso possibilita o uso em prédios ecológicos, meios de transportes ecológicos e objetos de uso diário”, disse Rui Han, presidente no Brasil da Hanergy, em sua apresentação no China Day Conference, realizado pela StartSe, na quarta-feira (24/10).

As características das placas da Hanergy possibilitam, segundo o executivo, a rápida incorporação de sua tecnologia por diferentes segmentos do mercado. “Em 2016, fornecemos quatro carros com bateria carregada por painel solar. Desenvolvemos um teto solar para carros. São cooperações que fizemos com a DHL, em painéis solares, com a Mobike oferecemos a solução solar para bikes. Depois de transporte, temos outros usos para sua vida cotidiana”, disse.

A partir de 2019, a empresa pretende começar a fabricar no Brasil suas placas, mochilas com películas solares que permitem carregar o laptop, capas protetoras de celular e películas solares para revestimento de vidros e coberturas externas. Segundo reportagem publicada recentemente no Valor Econômico, a Hanergy procura sócio para construir fábrica no Brasil. A empresa não informa, no entanto, se vai disponibilizar no mercado brasileiro um de seus produtos mais inovadores, a Humbrella, um guarda-sol capaz de gerar energia elétrica à partir de uma fina película instalada na parte exposta ao sol. Confira mais sobre o Humbrella.