Conheça Daniel Zhang, o sucessor de Jack Ma à frente da Alibaba
Por Lucas Bicudo
10 de setembro de 2018 às 20:40 - Atualizado há 4 anos

Transmissão exclusiva: Dia 08 de Março, às 21h
Descubra os elementos secretos que empresas de sucesso estão usando para se libertar do antigo modelo de Gestão Feudal de Negócios.

Só hoje, nossos melhores Cursos Executivos ou Programas Internacionais com até 50% off
Inscreva-se agora - SVWC 2020
Entre os 86 mil funcionários que trabalham no Alibaba Group, o executivo-chefe Daniel Zhang não é conhecido como Daniel, ou o Sr. Zhang, ou até mesmo chefe. Em vez disso, os funcionários se referem a ele como “xiaoyaozi”, ou o “livre e sem restrições”. O nome de guerra, depois de um personagem de um romance de Louis Cha Xuxia, está em seu cartão de visitas.
Nessa segunda-feira (10), o presidente executivo da Alibaba, Jack Ma, anunciou um plano de sucessão para a companhia, com um período de transição de um ano, no final do qual Ma deixará seu cargo e entregará as rédeas a Zhang.
“A Alibaba registrou crescimento consistente e sustentável por 13 trimestres consecutivos”, disse Ma em uma carta aos funcionários, incluindo ao veículo que detém participação, South China Morning Post. “Sua mente analítica é incomparável, ele ama a nossa missão e visão, ele abraça a responsabilidade com paixão e tem a coragem de inovar e testar modelos de negócios criativos”, avalia seu companheiro Zhang.
Ma muda o foco para ensino, educação e filantropia. Ele permanecerá como presidente executivo nos próximos 12 meses para garantir uma transição tranquila e ordenada.
“Ter um bom plano de sucessão é o teste decisivo da continuidade dos negócios”, disse Lawrence Loh, diretor do Centro de Governança, Instituições e Organizações da Universidade Nacional de Cingapura. “Nomear Daniel Zhang como o sucessor com um período de tempo específico, assim como Jack Ma permanecer no conselho até 2020, dá muita certeza e segurança não apenas à comunidade empresarial, mas também aos seus investidores”.
“Eu tenho trabalhado em estreita colaboração com Daniel desde 2007, quando ele se juntou a nós como diretor financeiro do Taobao”, disse Joseph Tsai, vice-presidente executivo da Alibaba.”Sua consideração e humildade que é mais impressionante como líder ”.
Zhang, de 46 anos de idade, já havia atuado como diretor financeiro do Taobao, presidente da Tmall.com e como diretor de operações da Alibaba antes de suceder a Jonathan Lu como diretor executivo.
“Daniel [Zhang] é um líder e inovador de negócios internacionais comprovado, com um forte histórico de entrega de resultados”, disse Ma em um comunicado em 2015, quando foi anunciado que Zhang se tornaria o executivo-chefe da Alibaba. “Ele tem a confiança de toda a nossa equipe de gestão, e não há melhor pessoa para liderar o Alibaba Group enquanto embarcamos no próximo estágio de nosso crescimento, além da base sólida que Jonathan ajudou a construir”.
Sob sua liderança, a Alibaba agora tem uma capitalização de mercado de US$ 420,9 bilhões e é a empresa mais valiosa da Ásia. Mas Zhang está determinado a não deixar que o preço das ações da empresa afete a forma como a Alibaba administra seus negócios.
“Nossos valores não vacilam com as flutuações no preço das ações”, lembrou ele uma vez aos funcionários, segundo o livro de Duncan Clark, Alibaba: A casa que Jack Ma construiu.
Zhang estudou na Universidade de Finanças e Economia de Shanghai. Antes de ingressar na Alibaba, atuou como diretor financeiro da empresa chinesa de jogos Shanda Interactive Entertainment e foi gerente sênior da divisão de consultoria de auditoria e negócios da PwC em Shanghai. Zhang primeiro se juntou à Alibaba em 2007 e desempenhou um papel fundamental em ajudar a impulsionar o Taobao.
Ele é mais conhecido por ter começado o festival de compras “Double 11”, hoje chamado de Dia dos Solteiros, que evoluiu de 50 milhões de yuans em vendas desde 2009 para 168 bilhões de yuans (US$ 25 bilhões) no ano passado.
“A parceria da Alibaba pode ser vista como uma organização cujo objetivo é preparar talentos, selecionar 36 pessoas mais comprometidas com a missão e os negócios da empresa e permitir que essas pessoas ajudem a administrá-la”, disse David Lee, diretor sênior da Alibaba e professor na Faculdade de Negócios e Economia da Universidade de Hong Kong. “Se esse mecanismo de parceria permitir à Alibaba inculcar a cultura e os valores que eles querem continuar a ter na organização, isso é benéfico”.
Zhang agora tem como objetivo ajudar a Alibaba a ampliar sua estratégia de Novo Varejo e expandir para o exterior. Ele supervisionou a expansão dos supermercados Hema da Alibaba em todo o país.
Um típico supermercado Hema permite que os usuários comprem mantimentos online ou offline como quiserem, com a opção de ter suas compras entregues à sua porta ou retiradas no local. A recente aquisição do serviço de entrega de alimentos Ele11 e os subsequentes planos de fusão com a unidade de recomendações Koubei fazem parte de um plano mais amplo para integrar a entrega sob demanda a outras partes de seus negócios.
“Acreditamos firmemente que as lojas físicas podem criar um enorme valor, mas seu modelo precisa ser atualizado e suas operações precisam ser digitalizadas”, disse Zhang, em uma conferência sobre bens de consumo em Cingapura no início deste ano.
(via South China Morning Post)
StartSe de olho na China!
A StartSe traz para São Paulo o China Day Conference, evento completamente focado em discutir pontos como esses com maior profundidade! Se você quer saber ainda mais sobre a China, não deixe de conferir nossa semana de imersão por lá, liderada por Ricardo Geromel.
Baixe já o aplicativo da StartSe
“>

Transmissão exclusiva: Dia 08 de Março, às 21h
Descubra os elementos secretos que empresas de sucesso estão usando para se libertar do antigo modelo de Gestão Feudal de Negócios.

Comentários