Conheça Daniel Zhang, o sucessor de Jack Ma à frente da Alibaba

Nessa segunda-feira (10), o presidente executivo da Alibaba, Jack Ma, anunciou um plano de sucessão para a companhia

Avatar

Por Lucas Bicudo

10 de setembro de 2018 às 20:40 - Atualizado há 1 ano

Jack Ma, cofundador do Alibaba

Entre os 86 mil funcionários que trabalham no Alibaba Group, o executivo-chefe Daniel Zhang não é conhecido como Daniel, ou o Sr. Zhang, ou até mesmo chefe. Em vez disso, os funcionários se referem a ele como “xiaoyaozi”, ou o “livre e sem restrições”. O nome de guerra, depois de um personagem de um romance de Louis Cha Xuxia, está em seu cartão de visitas.

Nessa segunda-feira (10), o presidente executivo da Alibaba, Jack Ma, anunciou um plano de sucessão para a companhia, com um período de transição de um ano, no final do qual Ma deixará seu cargo e entregará as rédeas a Zhang.

“A Alibaba registrou crescimento consistente e sustentável por 13 trimestres consecutivos”, disse Ma em uma carta aos funcionários, incluindo ao veículo que detém participação, South China Morning Post. “Sua mente analítica é incomparável, ele ama a nossa missão e visão, ele abraça a responsabilidade com paixão e tem a coragem de inovar e testar modelos de negócios criativos”, avalia seu companheiro Zhang.

Ma muda o foco para ensino, educação e filantropia. Ele permanecerá como presidente executivo nos próximos 12 meses para garantir uma transição tranquila e ordenada.

“Ter um bom plano de sucessão é o teste decisivo da continuidade dos negócios”, disse Lawrence Loh, diretor do Centro de Governança, Instituições e Organizações da Universidade Nacional de Cingapura. “Nomear Daniel Zhang como o sucessor com um período de tempo específico, assim como Jack Ma permanecer no conselho até 2020, dá muita certeza e segurança não apenas à comunidade empresarial, mas também aos seus investidores”.

“Eu tenho trabalhado em estreita colaboração com Daniel desde 2007, quando ele se juntou a nós como diretor financeiro do Taobao”, disse Joseph Tsai, vice-presidente executivo da Alibaba.”Sua consideração e humildade que é mais impressionante como líder ”.

Zhang, de 46 anos de idade, já havia atuado como diretor financeiro do Taobao, presidente da Tmall.com e como diretor de operações da Alibaba antes de suceder a Jonathan Lu como diretor executivo.

“Daniel [Zhang] é um líder e inovador de negócios internacionais comprovado, com um forte histórico de entrega de resultados”, disse Ma em um comunicado em 2015, quando foi anunciado que Zhang se tornaria o executivo-chefe da Alibaba. “Ele tem a confiança de toda a nossa equipe de gestão, e não há melhor pessoa para liderar o Alibaba Group enquanto embarcamos no próximo estágio de nosso crescimento, além da base sólida que Jonathan ajudou a construir”.

Sob sua liderança, a Alibaba agora tem uma capitalização de mercado de US$ 420,9 bilhões e é a empresa mais valiosa da Ásia. Mas Zhang está determinado a não deixar que o preço das ações da empresa afete a forma como a Alibaba administra seus negócios.

“Nossos valores não vacilam com as flutuações no preço das ações”, lembrou ele uma vez aos funcionários, segundo o livro de Duncan Clark, Alibaba: A casa que Jack Ma construiu.

Zhang estudou na Universidade de Finanças e Economia de Shanghai. Antes de ingressar na Alibaba, atuou como diretor financeiro da empresa chinesa de jogos Shanda Interactive Entertainment e foi gerente sênior da divisão de consultoria de auditoria e negócios da PwC em Shanghai. Zhang primeiro se juntou à Alibaba em 2007 e desempenhou um papel fundamental em ajudar a impulsionar o Taobao.

Ele é mais conhecido por ter começado o festival de compras “Double 11”, hoje chamado de Dia dos Solteiros, que evoluiu de 50 milhões de yuans em vendas desde 2009 para 168 bilhões de yuans (US$ 25 bilhões) no ano passado.

“A parceria da Alibaba pode ser vista como uma organização cujo objetivo é preparar talentos, selecionar 36 pessoas mais comprometidas com a missão e os negócios da empresa e permitir que essas pessoas ajudem a administrá-la”, disse David Lee, diretor sênior da Alibaba e professor na Faculdade de Negócios e Economia da Universidade de Hong Kong. “Se esse mecanismo de parceria permitir à Alibaba inculcar a cultura e os valores que eles querem continuar a ter na organização, isso é benéfico”.

Zhang agora tem como objetivo ajudar a Alibaba a ampliar sua estratégia de Novo Varejo e expandir para o exterior. Ele supervisionou a expansão dos supermercados Hema da Alibaba em todo o país.

Um típico supermercado Hema permite que os usuários comprem mantimentos online ou offline como quiserem, com a opção de ter suas compras entregues à sua porta ou retiradas no local. A recente aquisição do serviço de entrega de alimentos Ele11 e os subsequentes planos de fusão com a unidade de recomendações Koubei fazem parte de um plano mais amplo para integrar a entrega sob demanda a outras partes de seus negócios.

“Acreditamos firmemente que as lojas físicas podem criar um enorme valor, mas seu modelo precisa ser atualizado e suas operações precisam ser digitalizadas”, disse Zhang, em uma conferência sobre bens de consumo em Cingapura no início deste ano.

(via South China Morning Post)

StartSe de olho na China!

A StartSe traz para São Paulo o China Day Conference, evento completamente focado em discutir pontos como esses com maior profundidade! Se você quer saber ainda mais sobre a China, não deixe de conferir nossa semana de imersão por lá, liderada por Ricardo Geromel.

Baixe já o aplicativo da StartSe

App StorePlay Store

“>