China lidera pesquisas científicas em computação, engenharia e matemática

Por João Ortega
27 de novembro de 2019 às 18:13 - Atualizado há 1 ano

Transmissão exclusiva: Dia 08 de Março, às 21h
Descubra os elementos secretos que empresas de sucesso estão usando para se libertar do antigo modelo de Gestão Feudal de Negócios.

Só hoje, nossos melhores Cursos Executivos ou Programas Internacionais com até 50% off
Inscreva-se agora - SVWC 2020
A disputa entre EUA e China vai além do entrave comercial. As duas principais potências do mundo lutam pela liderança global em todas as áreas do conhecimento e desenvolvimento tecnológico. Uma pesquisa anual realizada pelo Instituto de Ciência e Desenvolvimento da China analisa estudos inovadores publicados ao redor do mundo em dez campos da ciência e aponta as nações mais ativas em cada uma delas.
Na edição de 2019 da pesquisa, os EUA detêm liderança em sete das dez áreas do conhecimento avaliadas. No entanto, a China, que ficou em primeiro lugar nas outras três categorias, vem diminuindo a diferença ano a ano. Além disso, um dos campos em que o país asiático é a principal referência mundial é “Computação, Engenharia e Matemática” – do qual surgem inovações relevantes a todas as indústrias.
As outras duas áreas que a China lidera são “Química e Materiais” e “Ecologia e Meio-ambiente”. Segundo Jiaofeng Pan, presidente do Instituto, “os três campos estão intimamente relacionados aos requisitos para o crescimento da China e a excelência reflete as inovações orientadas a resolução de problemas no país”.
O estudo destaca, no entanto, que os EUA ampliaram a liderança em “Medicina” e “Astronomia e Astrofísica”, áreas em que a China não está nem entre as três nações mais bem posicionadas. “As principais potências científicas do mundo estão fortalecendo o planejamento estratégico em pesquisa básica, que será a arena das futuras competições tecnológicas”, prevê o líder do instituto de pesquisa chinês.

Transmissão exclusiva: Dia 08 de Março, às 21h
Descubra os elementos secretos que empresas de sucesso estão usando para se libertar do antigo modelo de Gestão Feudal de Negócios.

Comentários