Campinas (SP) lidera ranking de cidades inteligentes e conectadas no Brasil

Por João Ortega
17 de setembro de 2019 às 16:30 - Atualizado há 3 anos

Transmissão exclusiva: Dia 08 de Março, às 21h
Descubra os elementos secretos que empresas de sucesso estão usando para se libertar do antigo modelo de Gestão Feudal de Negócios.

Só hoje, nossos melhores Cursos Executivos ou Programas Internacionais com até 50% off
Inscreva-se agora - SVWC 2020
Nesta terça-feira, foi divulgado o ranking Connected Smart Cities, que elenca anualmente as cidades mais inteligentes e conectadas do Brasil. Pela primeira vez, Campinas, no interior do Estado de São Paulo, figurou no topo da lista. Completam o pódio as capitais estaduais São Paulo e Curitiba, respectivamente.
O ranking é elaborado pela consultoria Urban Systems em parceria com a empresa de organização de eventos Sator. São considerados onze eixos temáticos: mobilidade, urbanismo, meio ambiente, energia, tecnologia e inovação, economia, educação, saúde, segurança, empreendedorismo e governança. Dentro deles, são analisados cerca de 200 indicadores, dos quais 70 são considerados para o ranking final.
Campinas destacou-se em quatro categorias, principalmente: inovação, empreendedorismo, governança e mobilidade. De acordo com a Exame, a cidade é referência como polo universitário e tecnológico e tem no Aeroporto de Viracopos um grande potencial em projetos de logística.
Das 100 cidades mais bem ranqueadas do Brasil, 67 ficam no Sudeste e 47 no Estado de São Paulo. Fora deste eixo, destacam-se Brasília (4º lugar), Florianópolis (7º), Campo Grande (11º), Palmas (19º) e Recife (23º). Veja, a seguir, a lista completa:

Transmissão exclusiva: Dia 08 de Março, às 21h
Descubra os elementos secretos que empresas de sucesso estão usando para se libertar do antigo modelo de Gestão Feudal de Negócios.

Comentários