Campinas (SP) lidera ranking de cidades inteligentes e conectadas no Brasil

João Ortega

Por João Ortega

17 de setembro de 2019 às 16:30 - Atualizado há 1 ano

Logo ReStartSe

Inscreva-se para o maior e mais audacioso evento de inovação, tecnologia e transformação digital já feito na América Latina. 30 dias que vão mudar sua visão de mundo, dos seus negócios e da sua carreira.

Online e totalmente gratuito - 01 a 30 de outubro/2020

Nesta terça-feira, foi divulgado o ranking Connected Smart Cities, que elenca anualmente as cidades mais inteligentes e conectadas do Brasil. Pela primeira vez, Campinas, no interior do Estado de São Paulo, figurou no topo da lista. Completam o pódio as capitais estaduais São Paulo e Curitiba, respectivamente.

O ranking é elaborado pela consultoria Urban Systems em parceria com a empresa de organização de eventos Sator. São considerados onze eixos temáticos: mobilidade, urbanismo, meio ambiente, energia, tecnologia e inovação, economia, educação, saúde, segurança, empreendedorismo e governança. Dentro deles, são analisados cerca de 200 indicadores, dos quais 70 são considerados para o ranking final.

Campinas destacou-se em quatro categorias, principalmente: inovação, empreendedorismo, governança e mobilidade. De acordo com a Exame, a cidade é referência como polo universitário e tecnológico e tem no Aeroporto de Viracopos um grande potencial em projetos de logística.

Das 100 cidades mais bem ranqueadas do Brasil, 67 ficam no Sudeste e 47 no Estado de São Paulo. Fora deste eixo, destacam-se Brasília (4º lugar), Florianópolis (7º), Campo Grande (11º), Palmas (19º) e Recife (23º). Veja, a seguir, a lista completa: