BrazilLAB: conheça o primeiro hub de inovação que conecta startups ao setor público
Por Isabella Câmara
1 de outubro de 2018 às 12:28 - Atualizado há 4 anos

Transmissão exclusiva: Dia 08 de Março, às 21h
Descubra os elementos secretos que empresas de sucesso estão usando para se libertar do antigo modelo de Gestão Feudal de Negócios.

Só hoje, nossos melhores Cursos Executivos ou Programas Internacionais com até 50% off
Inscreva-se agora - SVWC 2020
Há décadas a população brasileira convive, diariamente, com serviços públicos de baixa qualidade. Embora essa situação envolva dois fatores complexos – má gestão e poucos recursos financeiros -, uma boa parte dos problemas poderiam ser evitados caso o governo utilizasse mais ferramentas digitais para gerenciar seus recursos e se apoiasse em startups para inovar o setor público. Nesse contexto, surgiu o BrazilLAB uma aceleradora sem fins lucrativos que ajuda startups brasileiras a fazerem negócios com o governo – uma área que vem ganhando o nome de “GovTech”.
Fundada em 2016, a aceleradora nasceu do sonho de mostrar “o Brasil que já dá certo”. Segundo um porta-voz da empresa, o objetivo do hub é diminuir os problemas sociais brasileiros e impactar, positivamente, a vida dos cidadãos por meio do uso da tecnologia, da inovação e de sua inserção no governo. “Com essa ideia em mente, fazemos isso com o nosso Programa de Aceleração, que busca somente startups que possam solucionar os principais desafio do setor público”, diz.
Inspirado no Programa Solve do MIT e no Mayors Challenge da Bloomberg – que buscam, respectivamente, engajar a sociedade para pensar em soluções para desafios globais e encorajar líderes municipais a gerarem inovação -, o programa do BrazilLAB tem duração de três meses e foca na formatação de um modelo B2G, para que startups possam trabalhar com o setor público. “Nosso programa conta com mentoria especializada, acesso a networking e a líderes públicos, conhecimento sobre os desafios municipais e apoio na construção de um modelo governo para trabalhar com o setor público”.
No entanto, de acordo com a própria aceleradora, o programa não se restringe apenas aos meses de aceleração. “Nossa rede de parceiros, mentores e equipe acompanha os empreendedores ao longo de toda a sua jornada e oferece suporte, aos vencedores, na implementação de suas soluções em governos”, explica o BrazilLAB sobre o seu programa de aceleração, que aceitará inscrições somente até o início deste mês.
Além de apoiar empreendedores que estão engajados em buscar soluções para os desafios mais complexos vividos pela sociedade atual, o BrazilLAB também envolve gestores públicos na pauta de inovação. Desse modo, em conjunto com seus parceiros – o CLP e o Comunitas -, a aceleradora cria uma rede de municípios que estão abertos a incorporar a tecnologia em suas gestões e buscam soluções de alto impacto social e baixo custo para enfrentarem seus desafios.
No futuro, o programa que já tem três edições busca criar uma pauta digital para o Brasil. “Nós acreditamos que a inovação é extremamente necessária para tornar os processos rápidos e ágeis, e para melhorar os serviços prestados à população. Os próprios governos já estão percebendo isso, com essas iniciativas como Pitch Gov e o Startup São José, que buscam estimular a pauta GovTech e fomentam a conexão entre startups e o setor público, além dessas parcerias entre governos e empreendedores”, diz.

Transmissão exclusiva: Dia 08 de Março, às 21h
Descubra os elementos secretos que empresas de sucesso estão usando para se libertar do antigo modelo de Gestão Feudal de Negócios.

Comentários