JuntospeloRio: iniciativa que quer mapear e fomentar o ecossistema carioca

Avatar

Por Isabela Borrelli

28 de julho de 2018 às 21:47 - Atualizado há 2 anos

Logo ReStartSe

Inscreva-se para o maior e mais audacioso evento de inovação, tecnologia e transformação digital já feito na América Latina. 30 dias que vão mudar sua visão de mundo, dos seus negócios e da sua carreira.

Online e totalmente gratuito - 01 a 30 de outubro/2020

O ecossistema de startups carioca é relevante, há players importantes e iniciativas novas surgem todos os dias. Mas há potencial para muito mais. Uma das chaves para isso seria a conexão entre todas as peças, uma vez que algumas ainda não estão totalmente em sintonia.

Para solucionar essa dor, Lindália Reis, CEO da  Ions Innovation, Leonardo Toco, cofundador da AB2L, e Natalie Witte, advogada, cofundaram o JuntospeloRio. O principal objetivo da iniciativa é potencializar as oportunidades de negócios locais no Rio de Janeiro por meio de colaboração, inovação e tecnologia.

Os empreendedores, investidores e outros players que são apaixonados pelo Rio de Janeiro e se juntaram à iniciativa foram divididos em 12 verticais: Educação, Saúde, Turismo, Jurídico, Agronegócio, Energia, Óleo & Gás, Economia Criativa, Sustentabilidade, Games & Mixed Reality, Financeiro e Seguros, Mapeamento geral do ecossistema de inovação carioca e Indicadores de empreendedorismo e inovação.

O trabalho de cada participante é aproximar os players de cada vertical para fomentar o ecossistema, por meio de mapeamento, eventos, discussões, networking, etc. Dessa forma, já é possível visitar o site do JuntospeloRio e ficar por dentro das últimas notícias sobre o ecossistema carioca, assim como à agenda com os principais eventos na região.

Apesar de ter nascido há poucos meses, o projeto promete ir longe. Sua primeira grande empreitada está sendo o Hacking Rio, um dos maiores hackathons do Brasil, que vem como resultado dessa proposta. O evento terá duração de 42 horas seguidas e reunirá mais de 1.200 especialistas em tecnologia, design e negócios, que prometem trazer soluções de alto impacto para problemas reais da sociedade e do mercado do Rio de Janeiro.

Além disso, durante o Rio Summit 2018, conferência de inovação do Hacking Rio, foi anunciado que em breve será divulgado o primeiro mapeamento geral do ecossistema do Rio de Janeiro.