Vendas do assistente virtual do Baidu crescem 3700% e ultrapassam Google Home

João Ortega

Por João Ortega

27 de agosto de 2019 às 12:53 - Atualizado há 1 ano

Logo ReStartSe

Inscreva-se para o maior e mais audacioso evento de inovação, tecnologia e transformação digital já feito na América Latina. 30 dias que vão mudar sua visão de mundo, dos seus negócios e da sua carreira.

Online e totalmente gratuito - 01 a 30 de outubro/2020

O mercado global de assistentes de voz decolou. Comparando o segundo trimestre deste ano ao mesmo período em 2018, as vendas no mundo todo cresceram 55%, atingindo 26 milhões. O principal responsável pelo crescimento é o Baidu, empresa chinesa de tecnologia. As informações foram divulgadas em um estudo da consultoria Canalys.

No segundo trimestre de 2018, o Baidu vendeu pouco mais 100 mil unidades de seu dispositivo com assistente comandado por voz. Um ano depois, ele realizou 4,5 milhões de vendas, configurando um crescimento absurdo de 3700% período a período.

Com o resultado, o Baidu toma o posto do Google no segundo lugar deste mercado, atrás apenas da Amazon. Entre o ano passado e 2019, as vendas do Google Home diminuíram quase 20% – foram vendidos 4,3 milhões de dispositivos no segundo trimestre deste ano. Fecham o “Top 5” outras duas empresas chinesas: Alibaba (4,1 milhões de vendas) e Xiaomi (2,8 milhões).

Ainda de acordo com o estudo, operadoras de internet da China estão cada vez mais interessadas em dispositivos inteligentes, e a Baidu teve grande sucesso atingindo este mercado. Além disso, a empresa focou em produtos de baixo custo, com o modelo Xiaodu mais básico custando cerca de US$ 12.

Por outro lado, o Google não teve o mesmo sucesso com o Google Home Mini, que custa US$ 49, tampouco conseguiu fazer uma transição de marca para o Nest, dispositivo da empresa de mesmo nome adquirida em 2014. O mercado norte-americano como um todo retraiu 2,4%, atingindo 6 milhões de vendas no trimestre. A China, por sua vez, representa o dobro: mais de 12 milhões de unidades de dispositivos inteligentes vendidos no segundo trimestre deste ano.

Venha aprender com as startups mais inovadoras do mercado como encantar clientes, criar novos modelos de negócios e captar investimentos de milhões de dólares