Alibaba transforma 700 milhões de usuários em vendedores comissionados

No aplicativo Taobao, todos os usuários podem montar uma loja própria sem estoque, oferecendo produtos de parceiros para receber comissões sobre vendas

João Ortega

Por João Ortega

6 de janeiro de 2020 às 12:17 - Atualizado há 1 mês

A Alibaba lançou uma nova função no aplicativo Taobao, marketplace online para o mercado interno na China. Batizado de Taoxiaopu, o recém-lançado recurso permite que qualquer um dos quase 700 milhões de usuários do app crie sua própria loja sem nenhum estoque, vendendo produtos de marcas parceiras da empresa de e-commerce. As informações são do portal KrAsia.

Assine a newsletter Conexão China e receba conteúdo exclusivo semanal sobre a maior potência inovadora do Oriente!

Por enquanto, a função é totalmente gratuita e ainda comissiona os usuários pelas vendas realizadas em suas lojas pessoais. A logística de entrega dos produtos é realizada pela Alibaba, fazendo com que o único trabalho do usuário vendedor seja a divulgação de seu próprio marketplace nas redes sociais.

A ideia da Alibaba, segundo analistas locais, é aproveitar a enorme base de usuários e o alcance social que os aplicativos promovem para impulsionar o consumo. De acordo com comunicado oficial, o Taoxiaopu “capacita pessoas comuns para o empreendedorismo e ajuda fornecedores a reduzir custos operacionais de vendas”.

A função vinha sendo testada com uma base restrita de usuários desde abril de 2019. Agora, aberta a toda a base do Taobao, o recurso está sendo gamificado. No início, os “lojistas” têm acesso a uma quantidade limitada de dezenas de produtos. Conforme suas vendas aumentam, eles podem ampliar as ofertas em suas lojas. Os usuários de maior sucesso podem escolher dentre até 10 mil itens de parceiros da Alibaba. Dependendo da mercadoria, a comissão chegar a 15% do valor da venda.

Missão China: Conheça o Programa Internacional de Educação Executiva da StartSe em um dos países mais inovadores do mundo