Alibaba prevê 500 milhões de clientes no Dia dos Solteiros, a Black Friday da China

Por João Ortega
24 de outubro de 2019 às 12:39 - Atualizado há 3 anos

Transmissão exclusiva: Dia 08 de Março, às 21h
Descubra os elementos secretos que empresas de sucesso estão usando para se libertar do antigo modelo de Gestão Feudal de Negócios.

Só hoje, nossos melhores Cursos Executivos ou Programas Internacionais com até 50% off
Inscreva-se agora - SVWC 2020
O Dia dos Solteiros é uma história de sucesso da Alibaba, que transformou uma data festiva criada por universitários chineses, na década de 1990, no maior dia de vendas no mundo, por meio do e-commerce, a partir de 2009. Para efeito de comparação, é como se fosse a Black Friday nos EUA, mas com o tamanho do mercado consumidor chinês.
Milhões de clientes da China acessam, no dia 11 de novembro, as plataformas de e-commerce Tmall e Taobao, da Alibaba, desafiando a logística da companhia e gerando receitas inimagináveis aos vendedores.
No ano passado, o grupo Alibaba gerou US$ 30 bilhões em vendas apenas no Dia dos Solteiros, que corresponde a um aumento de 27% em relação ao ano anterior. Participaram do evento 180 mil marcas, das quais 237 venderam ao menos US$ 15 milhões em produtos.
Os vendedores vieram de 230 países, dos quais destacam-se pelo volume Japão, EUA, Coreia do Sul, Alemanha e Austrália. A Cainiao Network, empresa de logística da Alibaba, realizou mais de um bilhão de entregas para cerca de 400 milhões de clientes.
A previsão para este ano é ainda maior. De acordo com o grupo controlado por Daniel Zhang, a expectativa é que o número de compradores suba para 500 milhões no país. Nesta segunda-feira, a Alibaba comunicou que espera, baseando-se nos dados de suas plataformas de e-commerce, 200 mil marcas e mais de um milhão de produtos em promoção no próximo dia 11.
De acordo com Jiang Fan, presidente do Tmall e do Taobao, o foco, nesta edição, não está no aumento da receita em relação ao ano passado. “Esperamos que o festival deste ano gere valor social atraindo mais participantes”, afirmou em coletiva de imprensa. Trazer 100 milhões de novos compradores ao Dia dos Solteiros, que corresponde a um aumento de 25%, será um grande desafio, talvez o primeiro da gestão de Daniel Zhang após a saída de Jack Ma.

Transmissão exclusiva: Dia 08 de Março, às 21h
Descubra os elementos secretos que empresas de sucesso estão usando para se libertar do antigo modelo de Gestão Feudal de Negócios.

Comentários