A saída da China para a desaceleração econômica: corporate venture

Por Tainá Freitas
19 de fevereiro de 2019 às 12:20 - Atualizado há 3 anos

Transmissão exclusiva: Dia 08 de Março, às 21h
Descubra os elementos secretos que empresas de sucesso estão usando para se libertar do antigo modelo de Gestão Feudal de Negócios.

Só hoje, nossos melhores Cursos Executivos ou Programas Internacionais com até 50% off
Inscreva-se agora - SVWC 2020
No ranking dos cinco corporate venture que investiram na maior quantidade de startups em 2018, dois são chineses. Segundo a CB Insights, as chinesas Baidu Ventures e Legend Capital figuraram no pódio junto ao Google Ventures, Salesforce Ventures e Intel Capital.
Essa foi a primeira vez que a Baidu Ventures foi classificado como um dos fundos mais ativos de investimentos de empresas. A mudança reflete algo que segue em curso na China: a desaceleração econômica.
Ao passo que o momento econômico da China tem afetado até mesmo empresas que não são do país, como a Apple, ela tem motivado o investimento chinês em empresas estrangeiras. Atualmente, 41% dos aportes de corporate venture são destinados a startups norte americanas. No entanto, isso também está mudando — o interesse por empresas asiáticas cresceu 7% de 2017 para o ano passado.
Ao todo, segundo a pesquisa, 2.740 negócios foram fechados por fundos de investimentos de empresas com startups. Em 2017, esse número era 2.068. O valor dos negócios também aumentou consideravelmente: de US$ 36,1 milhões para US$ 53 milhões em 2018.
Foco em inteligência artificial
Além do número de aportes realizados, o Baidu também se destacou por investir em inteligência artificial. Segundo a pesquisa, seu corporate venture investiu em 13 startups focadas na tecnologia no ano passado.
O interesse chinês em inteligência artificial não é novo – e é, inclusive, estatal. Em setembro de 2018, a inteligência artificial foi destacada pelo governo da China como um fator de mudança econômico. Para tal, foi realizada uma reunião com os líderes das maiores empresas do país – como o próprio Baidu, Tencent, Alibaba e Xiaomi.

Transmissão exclusiva: Dia 08 de Março, às 21h
Descubra os elementos secretos que empresas de sucesso estão usando para se libertar do antigo modelo de Gestão Feudal de Negócios.

Comentários