Na cola do Whatsapp, TikTok é o segundo app mais baixado no mundo em 2019

Por João Ortega
16 de janeiro de 2020 às 08:16 - Atualizado há 3 anos

Transmissão exclusiva: Dia 08 de Março, às 21h
Descubra os elementos secretos que empresas de sucesso estão usando para se libertar do antigo modelo de Gestão Feudal de Negócios.

Só hoje, nossos melhores Cursos Executivos ou Programas Internacionais com até 50% off
Inscreva-se agora - SVWC 2020
A consultoria Sensor Tower divulgou um relatório sobre os apps mais baixados no último trimestre de 2019, bem como os resultados anuais consolidados. O WhatsApp foi o aplicativo mais baixado no ano, repetindo a liderança de 2018. O destaque da lista fica para o TikTok, rede social de vídeos curtos da startup ByteDance, que subiu duas colocações em relação ao ano anterior e foi o segundo app com mais downloads em 2019.
O TIkTok superou Facebook Messenger e Facebook – que ficaram, respectivamente, na terceira e quarta posição do ranking. Vale ressaltar que o número de downloads soma o TikTok e o Douyin, versão chinesa do aplicativo internacional. O aplicativo da Bytedance foi baixado 740 milhões de vezes, diante de cerca de 850 milhões do WhatsApp (que também pertence ao Facebook).
O Facebook vê o Instagram, que ficou na quinta posição no relatório, como a principal ferramenta para concorrer com o TikTok. No fim do ano passado, a empresa norte-americana lançou a funcionalidade “Cenas”, que, como o rival chinês, permite editar vídeos de maneira simples para incentivar os criadores da rede.
No entanto, ainda que o relatório de 2019 seja animador para a ByteDance, ele apresenta uma crescente concorrência no setor de redes de vídeos curtos. O app Likee, de Cingapura, estreou no Top 10 global já na sexta posição no ano passado, teve 173% de aumento dos downloads ano a ano e é um dos competidores diretos do TikTok. No Brasil, o principal concorrente é o Kwai, da também chinesa Kuaishou.
No último trimestre de 2019, o TikTok superou todos os apps do Facebook quando se leva em consideração apenas dispositivos da Apple. O WhatsApp tem maior impacto em smarphones Android, que representam uma fatia bem mais significativa do total de downloads.
Em relação às lojas de aplicativos como um todo, o ano de 2019 representou um aumento de 9% em downloads de apps em relação ao ano anterior. Foram 115 bilhões de downloads, sendo 84 bilhões na Google Play e 31 bilhões na App Store.

Transmissão exclusiva: Dia 08 de Março, às 21h
Descubra os elementos secretos que empresas de sucesso estão usando para se libertar do antigo modelo de Gestão Feudal de Negócios.

Comentários