China lidera pesquisas científicas em computação, engenharia e matemática

EUA ainda mantêm liderança em 7 das 10 principais áreas do conhecimento, mas vê distância para a China diminuir

0
shares

A disputa entre EUA e China vai além do entrave comercial. As duas principais potências do mundo lutam pela liderança global em todas as áreas do conhecimento e desenvolvimento tecnológico. Uma pesquisa anual realizada pelo Instituto de Ciência e Desenvolvimento da China analisa estudos inovadores publicados ao redor do mundo em dez campos da ciência e aponta as nações mais ativas em cada uma delas.

Assine a newsletter Conexão China e receba conteúdo exclusivo semanal sobre a maior potência inovadora do Oriente!

Na edição de 2019 da pesquisa, os EUA detêm liderança em sete das dez áreas do conhecimento avaliadas. No entanto, a China, que ficou em primeiro lugar nas outras três categorias, vem diminuindo a diferença ano a ano. Além disso, um dos campos em que o país asiático é a principal referência mundial é “Computação, Engenharia e Matemática” – do qual surgem inovações relevantes a todas as indústrias.

As outras duas áreas que a China lidera são “Química e Materiais” e “Ecologia e Meio-ambiente”. Segundo Jiaofeng Pan, presidente do Instituto, “os três campos estão intimamente relacionados aos requisitos para o crescimento da China e a excelência reflete as inovações orientadas a resolução de problemas no país”.

O estudo destaca, no entanto, que os EUA ampliaram a liderança em “Medicina” e “Astronomia e Astrofísica”, áreas em que a China não está nem entre as três nações mais bem posicionadas. “As principais potências científicas do mundo estão fortalecendo o planejamento estratégico em pesquisa básica, que será a arena das futuras competições tecnológicas”, prevê o líder do instituto de pesquisa chinês.

Atualize-se em apenas 5 minutos


Receba diariamente nossas análises e sinta-se preparado para tomar as melhores decisões no seu dia a dia gratuitamente.

Comentários