São Paulo terá museu de ciência, tecnologia e inovação na Avenida Paulista

Inspirado no museu norte-americano Exploratorium, novo espaço cultural da capital do estado tem previsão de inauguração em 2022

0
shares

A cidade de São Paulo terá um espaço de imersão e interatividade voltado a ciência, tecnologia e inovação. Neste sábado (23), João Dória, governador do Estado de São Paulo, anunciou a criação de um museu na Avenida Paulista com previsão de inauguração para 2022.

O anúncio foi feito em São Francisco, na Califórnia, após visita da delegação de Dória ao museu Exploratorium. O espaço nos EUA é referência mundial em interatividade e exploração da tecnologia e firmou parceria com o empreendimento que será sediado no antigo Casarão do Café. Além do governador, participam de missão oficial nos EUA os secretários Sérgio Sá Leitão, de Cultura e Economia Criativa, e Patrícia Ellen, de Desenvolvimento econômico, acompanhados de Robson Braga, presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI).

O Casarão do Café foi cedido pela CNI para o projeto pelo período de 35 anos, enquanto o investimento será realizado por meio do Serviço Social da Indústria (Sesi). De acordo com o anúncio oficial, a reforma preservará as características históricas do local, mas terá a construção de um anexo. O museu contará com um espaço de, no total, cinco mil metros quadrados.

“A convergência entre arte, criatividade, inovação e tecnologia é o grande vetor do futuro da humanidade e o dínamo da quarta revolução industrial. O espaço que faremos no Casarão em parceria com o SESI será uma vitrine disso. As pessoas poderão conhecer, experimentar e também construir um futuro melhor para todos”, afirma Sérgio Sá Leitão.

Até o momento, o futuro museu, inspirado no Exploratorium, não tem um nome definido. Valores do investimento tampouco foram divulgados, mas houve a confirmação de órgãos de preservação de prédios históricos para a reforma que vai constituir o espaço interativo.

Atualize-se em apenas 5 minutos


Receba diariamente nossas análises e sinta-se preparado para tomar as melhores decisões no seu dia a dia gratuitamente.

Comentários