China oficializa equipe de pesquisa e desenvolvimento da rede 6G

Por João Ortega
7 de novembro de 2019 às 12:57 - Atualizado há 1 ano

Transmissão exclusiva: Dia 08 de Março, às 21h
Descubra os elementos secretos que empresas de sucesso estão usando para se libertar do antigo modelo de Gestão Feudal de Negócios.

Só hoje, nossos melhores Cursos Executivos ou Programas Internacionais com até 50% off
Inscreva-se agora - SVWC 2020
A China quer liderar o desenvolvimento global da tecnologia de rede 6G. O Ministério da Ciência e Tecnologia do país reuniu um grupo de especialistas e criou uma divisão de pesquisa e desenvolvimento para a sexta geração da internet. No domingo, o vice-ministro Wang Xi afirmou que, ainda que os estudos sobre esta tecnologia estejam em fases embrionárias globalmente, a China já dá atenção especial ao tema.
Hoje, a conexão 5G ainda está em fase inicial de adoção no mundo, inclusive no país asiático, onde a tecnologia foi lançada comercialmente no fim de outubro. Segundo analistas, a previsão é de que o mercado do 5G atinja US$ 250 bilhões globalmente até 2025, além do impacto indireto em todas as indústrias.
Neste sentido, antecipar o desenvolvimento da próxima geração da rede é uma oportunidade para a China de estar na frente do Ocidente em uma tecnologia que tem, como o 5G, enorme potencial econômico e social. A criação de um grupo de pesquisa para o 6G está inserida diretamente no contexto de disputa comercial entre EUA e o país asiático.
Iniciativa privada
Além do grupo de pesquisa estatal, a Huawei também está trabalhando no desenvolvimento do 6G. A empresa, que é líder mundial no 5G com mais de 50 contratos pelo mundo, tem unidades de P&D em Ottawa, no Canadá, e também na China. Segundo Ren Zhengfei, CEO da Huawei, a tecnologia só estará pronta para comercialização daqui a 10 anos.
No entanto, a China não está sozinha nesta corrida. Em outubro, as japonesas Sony e Nippon firmaram uma parceria com a norte-americana Intel para desenvolver chips que suportem a rede 6G. Outras empresas que trabalham nesta tecnologia são a finlandesa Nokia, a sueca Ericsson e a americana Qualcomm.

Transmissão exclusiva: Dia 08 de Março, às 21h
Descubra os elementos secretos que empresas de sucesso estão usando para se libertar do antigo modelo de Gestão Feudal de Negócios.

Comentários