Alipay faz parceria com empresa da Rússia em primeira investida fora da Ásia

Plataforma de pagamentos da chinesa Alibaba terá uma carteira virtual com a Mail.ru, principal empresa digital da Rússia

0
shares

A Alipay, plataforma de pagamentos digitais da Alibaba e líder do setor na China, anunciou uma parceria com a Mail.ru, principal empresa da internet russa. Juntas, as companhias vão formar uma carteira virtual com o objetivo de acelerar a economia digital da Rússia.

Esta é a primeira investida da Alipay fora do continente asiático, onde conta com pouco mais de 1 bilhão de usuários (700 milhões na China e o restante concentrado no sudeste da Ásia). Embora os sites de e-commerce da Alibaba operem globalmente, os pagamentos são realizados por meio de parceiros locais. No Brasil, por exemplo, a fintech EBANX é responsável pelo checkout na Aliexpress.

Decodificando a China: o curso com tudo o que você precisa saber para fazer negócios com o maior parceiro comercial do Brasil

A Mail.ru é ainda mais dominante na internet da Rússia do que a Alibaba na China. A empresa realiza diversos serviços, dentre os quais se destacam email, redes sociais, games, buscador e armazenamento na nuvem. Com 100 milhões de usuários, ela engloba quase 70% da população russa em seu ecossistema.

No entanto, em relação ao setor de pagamentos digitais, a Rússia ainda está pouco desenvolvida. “A nova joint venture para pagamentos trabalhará para acelerar o desenvolvimento da economia digital da Rússia, atualizando os serviços de pagamento digital do país”, afirma a Mail.ru em comunicado.

Daniel Zhang, CEO e presidente do conselho da Alibaba, disse, na mesma linha, que a Rússia é um mercado decisivo na estratégia de globalização da Alipay. A parceria vai “beneficiar indivíduos e pequenas e microempresas locais”, de acordo com declaração oficial da empresa chinesa.

A Mail.ru ficará com 40% das ações do empreendimento e será a principal acionista. Além da Alibaba, participam do projeto um fundo de investimentos, uma operadora de telefonia móvel e uma holding internacional, todos da Rússia.

Atualize-se em apenas 5 minutos


Receba diariamente nossas análises e sinta-se preparado para tomar as melhores decisões no seu dia a dia gratuitamente.

Comentários