Alibaba recebe principal prêmio ambiental da ONU por jogo sustentável

O jogo para celulares Ant Forest motiva cerca de 500 milhões de pessoas a participarem de uma iniciativa de reflorestamento

0
shares

A Alibaba, maior companhia de e-commerce da China, recebeu o principal prêmio ambiental das Nações Unidas (ONU). A empresa desenvolveu um game mobile chamado Ant Forest, que promove a sustentabilidade, redução da emissão de gases e o reflorestamento.

Decodificando a China: o curso com tudo o que você precisa saber para fazer negócios com o maior parceiro comercial do Brasil

De acordo com a premiação Campeões da Terra de 2019, o jogo impactou cerca de 500 milhões de pessoas, levou à plantação de 120 milhões de árvores e, portanto, a uma redução de 7 milhões de toneladas em emissões de carbono. Estes resultados posicionam o Ant Forest como a maior iniciativa privada de reflorestamento da China.

Em linhas gerais, o jogo funciona da seguinte forma: ao realizar atividades sustentáveis no ecossistema da Alibaba (como usar bicicletas compartilhadas ou transporte público ao invés de carros), o usuário recebe pontos no jogo. Com os pontos, a árvore virtual cresce. Ao atingir um nível determinado de crescimento, a empresa planta uma árvore real em nome do usuário, que pode acompanhar o seu crescimento por imagens de satélite.

Portanto, o Ant Forest gera interação entre os universos real e digital, promove comportamentos sustentáveis e ainda recompensa boas práticas com árvores de verdade. “O poder de cada indivíduo é bastante limitado, mas hoje, por meio de tecnologias digitais, conseguimos unir 500 milhões de pessoas e criar uma floresta”, diz Di Xu, diretor da área de "Bem Social" da Alibaba.

“Precisamos ter confiança no uso de inovação e tecnologia para fazer as coisas acontecerem”, afirma Eric Ling, CEO da Ant Financial – braço financeiro da Alibaba. “Precisamos de colaboração entre países, entre os diferentes setores da sociedade. São essas ações que vão fazer a diferença para um futuro melhor”.

Alibaba, games e sustentabilidade

As iniciativas da Alibaba em relação à sustentabilidade não estão restritas ao Ant Forest. Desde que a cidade de Xangai criou um regulamento rigoroso em relação à reciclagem, a empresa desenvolveu miniprogramas que ajudam usuários a entenderem a forma correta de separar o lixo. Além disso, usuários com pelo menos 10kg de material reciclável podem usar o app da Ant Financial para pedir, gratuitamente, um veículo para recolher o lixo.

A companhia chinesa vem atingindo grande sucesso ao utilizar jogos mobile para engajar seus usuários. Além do Ant Forest, que tem caráter ambiental, a Alibaba tem games que estimulam os jogadores a consumir mais produtos no e-commerce e enviar presentes aos amigos.

Atualize-se em apenas 5 minutos


Receba diariamente nossas análises e sinta-se preparado para tomar as melhores decisões no seu dia a dia gratuitamente.

Comentários