Huawei nega interesse em aquisição da Oi, mas se mantém firme por leilão do 5G

Reportagens indicam que a fabricante chinesa, assim como as operadoras China Mobile e a norte-americana AT&T, querem entrar no mercado brasileiro de telecom por meio da compra da Oi

0
shares

O jornal O Globo reportou neste sábado que a Huawei estaria interessada em adquirir a operadora brasileira Oi para ampliar presença no mercado de telecomunicações do país. A aquisição seria feita em parceria com a operadora China Mobile. No entanto, a Huawei tratou de negar os rumores nesta segunda-feira.

Assine a newsletter Conexão China e receba conteúdo exclusivo semanal sobre a maior potência inovadora do Oriente!

“A Huawei não tem planos ou interesse em adquirir a Oi ou qualquer outra operadora brasileira. Com mais de 20 anos no Brasil, a companhia trabalha com todas as operadoras brasileiras”, afirmou a empresa, em comunicado oficial.

A Oi está em recuperação judicial desde 2016 e divulgou um prejuízo de R$ 1,6 bilhões no segundo trimestre deste ano. De acordo com o Estadão, a operadora também atrai interesse da norte-americana AT&T. Hoje, o principal ativo da Oi é a infraestrutura de 360 mil quilômetros de fibra ótica espalhada no território nacional.

Huawei e o leilão do 5G

Está previsto para o segundo semestre de 2020 o leilão que vai definir quais empresas vão ser responsáveis pela tecnologia de fornecimento e distribuição da rede 5G comercialmente no Brasil. A Huawei terá, provavelmente, a concorrência da sueca Ericsson e da finlandesa Nokia no leilão. A chinesa já realiza testes com a tecnologia e movimenta-se nos bastidores a fim de vencer a disputa.

A Huawei já tem mais de um terço de toda a infraestrutura de telefonia móvel no Brasil. A relação da companhia com reguladores brasileiros é forte o suficiente para superar a pressão dos EUA para que os aliados não utilizem a tecnologia 5G chinesa em seus territórios. Hamilton Mourão, vice-presidente brasileiro, afirmou em junho que a Huawei não seria restringida no leilão.

Atualize-se em apenas 5 minutos


Receba diariamente nossas análises e sinta-se preparado para tomar as melhores decisões no seu dia a dia gratuitamente.

Comentários