Como o Pinduoduo se tornou uma das cinco maiores empresas tech da China

Plataforma de e-commerce aposta em compras coletivas, experiência social e engajamento com jogos

0
shares

No final do mês de agosto, o Pinduoduo ultrapassou o Baidu em valor de mercado e tornou-se a quinta empresa de tecnologia mais valiosa da China, avaliada em US$ 39 bilhões. O gigante do e-commerce fica atrás apenas de Alibaba, Tencent, Meituan Dianping e JD.com nesta lista.

Assine a newsletter Conexão China e receba conteúdo exclusivo semanal sobre a maior potência inovadora do Oriente!

Destas cinco companhias, três (Alibaba, JD.com e Pinduoduo) têm o e-commerce no centro do negócio. Este fato comprova o sucesso deste modelo na China, que deve movimentar no país US$ 2,5 trilhões no ano que vem, segundo previsão do Emarketer. O valor é cerca de 70% maior do que o previsto para o restante do mundo somado.

O preço das ações do Pinduoduo, listado na bolsa de Nova York, aumentou cerca de 50% em 2019. Em um mercado tão concorrido como é o e-commerce chinês, o que explica o desempenho do Pinduoduo é o uso de estratégias alternativas para engajar o consumidor.

Estratégias de vendas

Mais do que uma plataforma de e-commerce tradicional, o Pinduoduo é conhecido por ser um serviço de compras coletivas. Além disso, a empresa corta intermediários e procura realizar o comércio direto entre o consumidor e o fabricante. Este modelo se encaixa perfeitamente na estratégia de proporcionar preços baixos, vender em grande volume e alcançar consumidores com poder aquisitivo restrito. Como boa parte deste público mora em cidades fora dos principais centros urbanos da China, o e-commerce não cobra taxas de entrega maiores para longas distâncias.

Outra estratégia do Pinduoduo para ampliar a base de clientes é tornar a experiência na plataforma uma atividade social. Este fator é impulsionado pelas compras coletivas, já que estimula o usuário a compartilhar os produtos com sua rede de contatos e, assim, obter preços melhores. Como a Tencent é investidora do e-commerce, ele está integrado ao WeChat e possibilita fazer compras durante o acesso à rede social do super app.

Para engajar mais ainda os consumidores, uma estratégia do Pinduoduo – que também é utilizada pela Alibaba – é incorporar jogos virtuais. De jogos de tabuleiro virtuais a réplicas do “tamagotchi”, os usuários são incentivados a brincarem na plataforma, e, com isso, ganharem descontos e ofertas exclusivas.

Pinduoduo em números

O valor médio de uma compra do Pinduoduo está entre 30 e 50 RMB. Em comparação, o Tmall (e-commerce B2C da Alibaba) tem ticket médio de 214R MB e o JD.com de 422 RMB, segundo análise da consultoria China Skinny. Por outro lado, o Pinduoduo tem 1,8 milhão de novos compradores todos os dias, diante de 500 mil do Tmall e 1,5 milhão da JD.com. Estes dados comprovam a estratégia da empresa de oferecer produtos a preços baixos e mirar no volume de compras.

A taxa de retenção, que corresponde a proporção de consumidores que voltam à plataforma em até três dias após a compra, é de 77% no Pinduoduo, o melhor entre a concorrência. A empresa conta com cerca de 290 milhões de usuários mensais ativos. O valor das vendas corresponde a uma fatia 5,7% do mercado.

Atualize-se em apenas 5 minutos


Receba diariamente nossas análises e sinta-se preparado para tomar as melhores decisões no seu dia a dia gratuitamente.

Comentários