Huawei investirá US$ 800 milhões para construir fábrica em São Paulo

Cerca de mil funcionários serão empregados no local, que focará na produção de aparelhos com tecnologia 5G para a América do Sul

0
shares

A Huawei anunciou, nesta sexta-feira (9), a abertura de uma fábrica voltada à produção de aparelhos com tecnologia 5G no Estado de São Paulo. O acordo, que inclui investimento de U$ 800 milhões pela empresa chinesa até 2022, foi concluído em viagem comercial do Governador João Dória à China.

Os dispositivos fabricados no local serão destinados ao mercado brasileiro e também à exportação para outros países da América do Sul. O empreendimento faz parte de um projeto maior, que envolve a participação da Huawei no leilão para se tornar provedora oficial de tecnologias para distribuição da rede 5G no Brasil. Previsto para 2020, o leilão deve envolver concorrentes da chinesa, como a Nokia e a Ericsson.

O anúncio do acordo também prevê investimentos da Huawei no Instituto de Pesquisas Tecnológicos (IPT), que terá cooperação com startups chinesas. Entretanto, o valor deste negócio ainda não foi revelado. Por outro lado, também estão em discussão incentivos fiscais na construção da fábrica.

“Estivemos em unidades chinesas e vimos demonstrações de aplicações da internet das coisas e inteligência artificial. É impressionante”, afirma a secretária de Desenvolvimento Econômico Patrícia Ellen. Na mesma linha, o Governador Dória disse que “o programa do 5G, que foi definido nesta reunião, que não é apenas uma evolução, mas é uma revolução”.

A cidade que sediará a unidade será definida nos próximos meses. A Huawei já tem uma fábrica em Sorocaba (SP) que emprega 2 mil funcionários diretos e 15 mil indiretos, segundo o Governo do Estado. Além desta, a chinesa também conta com uma fábrica de fibra óptica em Manaus (AM).

Atualize-se em apenas 5 minutos


Receba diariamente nossas análises e sinta-se preparado para tomar as melhores decisões no seu dia a dia gratuitamente.

Comentários