Governo da China cria aliança por Indústria 4.0 com Huawei, Tencent e mais

União mira o desenvolvimento de tecnologias e soluções para conectividade nas indústrias de Shenzhen, principal polo de produção de hardware na China

0
shares

Shenzhen, na China, é a capital mundial em produção de hardware. Para tornar as indústrias da cidade mais eficientes, o governo estabeleceu uma aliança com grandes empresas de tecnologia do país. A União de Shenzhen para Internet Industrial (em tradução livre) tem Huawei, Tencent, China Unicom e Foxconn como protagonistas e mira o desenvolvimento de tecnologias de Indústria 4.0. As informações são do South China Morning Post.

O campo definido pelo grupo como “internet industrial” engloba tecnologias como redes 5G, big data, inteligência artificial e internet das coisas (IoT). “O desenvolvimento da internet industrial é uma estratégia nacional que necessita da cooperação entre diferentes setores”, disse Wang Lixin, vice-prefeito de Shenzhen, durante anúncio da parceria, que conta com mais de dez empresas ao todo. Não foi especificado, no entanto, com que recursos exatamente cada membro da aliança vai contribuir.

Wang ainda usou como exemplo a Foxconn, fabricantes de componentes eletrônicos que é a maior empregadora privada da China (com mais de 800 mil funcionários). Segundo o vice-prefeito, a empresa aumentou sua eficiência em 30% após a adoção de tecnologias de internet industrial.

Shenzhen é um exemplo do rápido desenvolvimento das indústrias de tecnologia na China. De uma vila de pescadores com 5 mil pessoas na década de 1980, ela passou a ser uma das mais populosas cidades do planeta e hoje tem mais de 13 milhões de habitantes. Ela foi a primeira cidade a ser definida pelo governo como zona econômica especial e, por isso, virou sede das principais fábricas de hardware – setor que alavancou o crescimento do país na era do “Made in China” antes de se tornar um polo global de inovação.

Atualize-se em apenas 5 minutos


Receba diariamente nossas análises e sinta-se preparado para tomar as melhores decisões no seu dia a dia gratuitamente.

Comentários