Ant Financial tem 50 milhões de usuários em app de “saúde compartilhada”

Plataforma complementa planos de saúde públicos na China e diminui desigualdade entre cidadãos rurais e urbanos

0
shares

Este texto foi baseado em informações deste artigo, produzido pelo Technode, um portal de notícias que cobre as áreas de tecnologia, startups e investimentos na China.

Na China, o plano de saúde do governo atinge 95% da população, em contraste com os 11% que eram atendidos no início do século. Apesar da evolução acelerada, cerca de 30% das despesas com saúde ainda saem do bolso do paciente, já que o seguro básico não cobre todos os gastos médicos. Por isso, chineses com maior poder aquisitivo, assim como em diversos países – incluso o Brasil – procuram planos de saúde privados.

Neste cenário, a fintech Ant Financial criou uma plataforma de "saúde compartilhada" dentro do aplicativo Alipay. Chamada de Xiang Hu Bao (auxílio mútuo, em tradução literal), usuários pagam uma taxa mensal para cobrir despesas médicas uns dos outros, num exemplo de economia compartilhada.

Apesar do modelo de negócio não ser inovador, o acesso pelo popular aplicativo Alipay tornou a ferramenta extremamente popular. Quanto mais membros na plataforma – hoje, são 50 milhões – menor é o valor da contribuição. A expectativa é atingir 300 milhões de pessoas até 2021, diminuindo custos e aumentando a cobertura.

Atualmente, o valor mensal da Xiang Bu Hao é de cerca de R$ 90. A Ant Financial fica com 8% da mensalidade. Usuários da plataforma tem cobertura para mais de 100 doenças e procedimentos médicos.

Os usuários do Xiang Hu Bao são, em grande parte, de camadas mais baixas da sociedade e, principalmente, das zonas rurais da China. Nestes locais, as despesas médicas não cobertas pelo seguro de saúde público são maiores que no contexto urbano. Portanto, a plataforma tem um viés de impacto social, já que diminui a desigualdade entre a população nos diferentes espaços do país asiático.

As parcerias são fundamentais na era da nova economia, onde mais que nunca o sucesso é fruto da colaboração. A StartSe colabora com parceiros para oferecer conteúdo relevante sobre o que acontece na China. Quer aprender mais sobre a segunda maior economia do mundo? Conheça a Missão China!

Junte-se a mais de 400.000 Empresários e Profissionais Para Conhecer os Negócios Mais Disruptivos do Mundo!

switch-check
switch-x
Nova Economia
switch-check
switch-x
Empreendedores
switch-check
switch-x
Investimentos
switch-check
switch-x
Startups
switch-check
switch-x
Ecossistema

Comentários