Estudo mapeia ecossistema empreendedor de PE

Projeto revelou que 73% das startups nasceram de 2014 para cá, depois que a economia brasileira começou a desacelerar

0
shares

A aceleradora Liga Ventures apresentou uma pesquisa recente, realizada em parceria com SoftexRecife, Cesar, Databizz, e Derraik & Menezes Advogados, que revela que 73% das 181 startups de Pernambuco nasceram a partir de 2014. Pernambuco foi a primeira região do país a fazer parte do projeto intitulado Liga Insights, que prevê estudar os ambientes de empreendedorismo tecnológico em todo Brasil.

O estudo mapeou ainda 24 coworkings, 14 instituições de fomento, 24 empresas juniores, 9 espaços de inovação e laboratórios makers, 11 empresas investidoras, 17 incubadoras e aceleradoras. As startups pernambucanas são bastantes jovens, 47% delas foram fundadas entre 2016 e 2018. O Recife é cidade que mais abriga esse tipo de empresa, sendo seguida por Caruaru, que desbancou municípios da região metropolitana, como Jaboatão dos Guararapes e Olinda.

Os celeiros dos novos negócios são o Cesar, centro de educação e empreendedorismo com sede em Recife (e regionais em Manaus, Curitiba e Sorocaba) e o Porto Digital, pólo de inovação e tecnologia, situado no bairro do Recife Antigo, o centro histórico da capital pernambucana.

“O conceito de startup começou a ganhar força no Brasil em 2012. Em 2014 e 2015, quando o brasileiro começou a ver o empreendedorismo como uma oportunidade de negócio, a ideia de resolver problemas com tecnologia inovação”, disse o líder da área de insights e estudos de mercado da Liga Ventures, Raphael Augusto.

Os números do estudo ainda revelaram que foi justamente esse momento econômico complicado que desencadeou um grande crescimento em empreendedorismo. Em 2016, por exemplo, o levantamento mostrou que a economia brasileira despencou 3,6%, e nessa época os pernambucanos investiram ainda mais em tecnologia.

A crise atingiu os mercados mais tradicionais, e, por isso, os modelos de negócios das startups, mais enxutos e eficientes, funcionam como uma ótima ferramenta para agilizar processos e melhorar a produtividade.

Atualize-se em apenas 5 minutos


Receba diariamente nossas análises e sinta-se preparado para tomar as melhores decisões no seu dia a dia gratuitamente.

Comentários