5 gráficos que comprovam o crescimento digital da China

Por João Ortega
18 de junho de 2019 às 12:59 - Atualizado há 3 anos

Transmissão exclusiva: Dia 08 de Março, às 21h
Descubra os elementos secretos que empresas de sucesso estão usando para se libertar do antigo modelo de Gestão Feudal de Negócios.

Só hoje, nossos melhores Cursos Executivos ou Programas Internacionais com até 50% off
Inscreva-se agora - SVWC 2020
A China é a segunda maior economia do mundo, e isto não é novidade para ninguém. Entretanto, quando se fala em pagamentos digitais e adoção de internet em dispositivos móveis, o país asiático costuma tomar o primeiro lugar dos rankings mundiais.
A LianLian Pay é quarta maior empresa de meios de pagamento na China, e tem escritório em São Paulo. Marcelo Pegoraro, General Manager da fintech no Brasil, apresentou dados sobre o setor no China Innovation Day, evento da StartSe que ocorre nesta terça-feira (18). Com gráficos, o executivo comprova e explica o rápido crescimento digital do país asiático:
1- Penetração da internet em dispositivos móveis
Entre 2011 e 2018, dobraram os chineses com acesso à internet por meio de um smartphone. Mais de 800 milhões de pessoas – ou quatro vezes a população do Brasil – está conectada o dia inteiro à rede. Este volume, por si só, cria um ambiente propício para o crescimento de soluções nativas do mundo digital, como é o caso dos pagamentos.
2- Alipay e WeChat Pay: os principais players
Neste mercado altamente conectado, duas empresas conseguiram se destacar e trazer para seus ecossistemas digitais 85% do mercado. Hoje, demais negócios que queiram vender produtos e soluções online se integram às plataformas de pagamentos Alipay e WeChat para alcançar novos consumidores.
3- LianLian Pay: a relevância do quarto lugar
A LianLian Pay fica em quarto lugar no setor de meios de pagamentos na China. Diante de um mercado amplamente dominado pelos dois maiores players, a fintech ainda assim consegue ter uma grande relevância e, portanto, receita. Para isto, diversificou sua estratégia para o B2B e transferências entre países. No ano passado, a empresa processou US$ 150 bilhões em pagamentos. “Desde 2014, temos um crescimento superior a 500% ao ano”, revela Marcelo Pegoraro.
4- Dia dos Solteiros vs Black Friday
A Black Friday é conhecida amplamente no ocidente como um dia em que o consumo aumenta por conta das grandes promoções antes do natal. Todo ano, surgem vídeos de multidões brigando por espaço para entrar em shopping centers nos EUA e aproveitar os descontos. Na China, porém, o Dia dos Solteiros acontece totalmente no mundo digital, e tem um volume de compras muito superior ao Black Friday.
5- Unicórnios
A ampla penetração da internet móvel, o crescente poder aquisitivo, a rápida e alta adoção de novas soluções digitais e a facilidade em meios de pagamento criam o ecossistema ideal para o desenvolvimento de startups de tecnologia. Por este motivo, a China já superou os EUA em unicórnios (startups com valor de mercado superior a US$ 200 bilhões).
Foto: Edu Vianna

Transmissão exclusiva: Dia 08 de Março, às 21h
Descubra os elementos secretos que empresas de sucesso estão usando para se libertar do antigo modelo de Gestão Feudal de Negócios.

Comentários