Estocolmo: a capital europeia das fintechs em 2017

Conheça mais sobre o país que é líder em fintech, alguns dados e empresas que foram fundadas no local e o motivo que faz dela um hub

0
shares

*Texto por Michael Figueiredo, Berghs Box School

A capital da Suécia é a cidade mais populosa dos países nórdicos – com 800 mil habitantes. Distribuída por 14 ilhas, sua infraestrutura é famosa por suas muitas pontes. Um fato não tão conhecido assim é que nos últimos anos, Estocolmo transformou-se em um dos principais hub de fintech do mundo, atraindo 18% de todos investimentos do setor da Europa.

Só em Estocolmo, o setor atraiu 106 milhões de euros em investimentos e 68 rodadas fechadas de investimentos em 2016. A cidade vem mostrando sua força com a indústria Fintech, recebendo investimentos crescentes nos últimos três anos consecutivos. O exemplo mais famoso é a Klarna - uma empresa de pagamentos que hoje é avaliada em US$ 2,5 bilhões. Outro grande sucesso no setor é o iZettle, avaliada em US $ 500 milhões. A surpresa aqui é que por muito tempo quase 80% da receita do iZettle foi proveniente do mercado brasileiro. O ex-ceo da iZettle participou de um hangout com o StartSe, confira aqui.

A lista continua com empresas como a Lendify (uma plataforma de empréstimo peer-to-peer), FundedByMe (uma plataforma de crowdfunding) Safello (um mercado de bitcoin), Confiável (um método de pagamento on-line), Tink (um aplicativo de finanças pessoais) e Finanzero (plataforma de empréstimo pessoal).

Mas por que Estocolmo deu vida a tantas Fintechs bem-sucedidas?

A cidade identifica seus desafios e trabalha para superá-los. Recentemente, o Stockholm lançou o Stockholm Fintech Hub, um espaço desenvolvido para apoiar Fintechs em um formato de plataforma de classe mundial. Outros eventos como o Fintech Stockholm e o Meetup Estocolmo FinTech também atraíram a experiência da indústria para a comunidade startup local. Com uma combinação de alto PIB e muito talento disponível, Estocolmo passa a ser o hub de Fintech mais promissor da Europa em 2017.

Saiba mais sobre a cena startup de Estocolmo!

O Startse está organizando a primeira Missão de imersão e aprendizado para a Escandinávia. Serão 5 dias entre Estocolmo e Helsinki, onde vamos conhecer pessoas e empresas-chave da cena startup, identificaremos oportunidades, cases globais de negócios, novas tendências digitais, tecnológicas e de empreendedorismo. Juntos, vamos desvendar os segredos por trás do modelo de inovação escandinavo.

Acesse: www.missaoescandinavia.com.br

Quer ver o seu artigo aqui também? Envie ele para o e-mail artigos@startse.com 

Atualize-se em apenas 5 minutos


Receba diariamente nossas análises e sinta-se preparado para tomar as melhores decisões no seu dia a dia gratuitamente.

Comentários