Governo lança App que vai aproximar PMEs das áreas de compras governamentais

Da Redação

Por Da Redação

6 de fevereiro de 2019 às 15:26 - Atualizado há 2 anos

Vem aí a melhor formação de líderes do Brasil

Logo Liderança Exponencial Aprenda as novas competências fundamentais para desenvolver uma liderança exponencial e desenvolva diferenciais competitivos para se tornar um profissional de destaque no mercado.

100% online, aulas ao vivo e gravadas

Próxima turma: De 22 a 25/Fev - 2021, das 19hs às 22hs

Inscreva-se agora
Logo Cyber Monday 2020

Só hoje, nossos melhores Cursos Executivos ou Programas Internacionais com até 50% off

Quero saber mais

Já está disponível o aplicativo mobile que o governo federal lançou em janeiro, o Comprasnet Mobile, para aproximar as micro, pequenas e médias empresas das áreas de compras governamentais. Desenvolvido pelo Serpro, o aplicativo estará disponível para pregões, inicialmente.

“O APP vai levar a compra pública para um maior número de fornecedores que já estão no Comprasnet e desejam fazer pesquisas rápidas, e também para os que ainda não conhecem esse mercado”, diz a analista de políticas públicas do Sebrae, Denise Donati.

De acordo com a analista do Sebrae, em breve a ferramenta também será utilizada para cotações eletrônicas. Caso o usuário queira enviar a proposta, ele terá que fazê-lo por meio de computador.

Acesso às PMEs

Hoje, apenas 300 mil empresas estão cadastradas no Comprasnet. “Esperamos que, com o aplicativo, esse número aumente”, afirma a analista do Sebrae. “Queremos ampliar o número de fornecedores do governo e permitir que as PMEs passem a contar com novas oportunidades para o seu negócio”, acrescenta Denise.

No aplicativo, que já está disponível, o usuário precisa cadastrar seus dados, como tipo de material vendido, região em que atua, entre outras. Os fornecedores passam então a receber alertas sobre licitações que se encaixam no seu perfil de vendas. A principal novidade, no entanto, é o sistema de notificações pelo celular, que vai facilitar a vida de micro, pequenos e médios empresários que não têm acesso ou estrutura para checar regularmente as licitações.

Só no ano passado, segundo O Globo, o governo comprou R$ 48 bilhões em equipamentos, incluindo desde artigos para escritório a aviões-caças para a Força Aérea. Os produtos foram vendidos por 326 mil empresas. A expectativa da equipe é que esse número de fornecedores aumente, considerando o universo de 12 milhões de micro e pequenas empresas em atuação hoje no país. O governo não estimou quanto pode poupar caso a concorrência de fato aumente, mas se a economia com a plataforma for de 1%, significaria um ganho da ordem de R$ 500 milhões.

Novas funcionalidades

Veja abaixo as funcionalidades já disponíveis no aplicativo. Em breve, haverão novas funcionalidades no app  Comprasnet Mobile, confira aqui.

Central de Mensagens – Envia informações sobre o Comprasnet, novidades, avisos de manutenções programadas, lançamentos e orientações;

Filtros – Permite a configuração de filtros e o recebimento de avisos sobre as licitações publicadas no dia.

Licitações – Possibilita a visualização de detalhes das licitações, como objeto, órgão licitante, data limite para entrega da proposta, item (ns) licitado (s), entre outros.

Download do Edital – Permite realizar o download do edital.

Compartilhar Licitações – Possibilita o envio das informações da licitação, contendo o link para visualizar os itens e realizar o download do edital, por e-mail e redes sociais.

Baixe agora

Clique aqui para baixar o aplicativo para Android

Clique aqui para baixar o aplicativo para iOS (Apple)

Fonte: SEBRAE