SLC Agrícola lança programa de conexão com startups

Conteúdo Patrocinado

Por Conteúdo Patrocinado

3 de abril de 2019 às 19:49 - Atualizado há 1 ano

Logo ReStartSe

Inscreva-se para o maior e mais audacioso evento de inovação, tecnologia e transformação digital já feito na América Latina. 30 dias que vão mudar sua visão de mundo, dos seus negócios e da sua carreira.

Online e totalmente gratuito - 01 a 30 de outubro/2020

A SLC Agrícola, uma das maiores produtoras agrícolas brasileiras, lançou, nesta quarta-feira (3), o Agro Exponencial, seu programa de conexão com startups, tendo a consultoria Innoscience como responsável na gestão do mesmo. O objetivo da companhia é otimizar e aprimorar processos internos com ajuda da tecnologia.

“Pesquisamos as melhores práticas de mercado e a melhor forma de ter o contato com startups. Considerando a estratégia da companhia, focada em ganho de eficiência e produtividade, decidimos lançar o programa com alguns desafios”, explica Frederico Logemann, Gerente de Relações com Investidores da SLC Agrícola. Conheça cada um deles:

Rastreamento de cargas de algodão

A SLC Agrícola busca rastrear, de forma online, o transporte de algodão em cada veículo e fardo. A solução deve fornecer a localização exata das cargas para intervenção em caso de furtos. Além disso, precisa gerar informações assertivas aos clientes em relação ao posicionamento de seus produtos.

Gestão do GAP de produtividade agrícola

Realizar a gestão das informações sobre clima e outros fatores impacta positivamente os resultados da companhia. A SLC Agrícola busca uma solução de análise automatizada, que use deep learning para entender os fatores que influenciam o resultado final de cada unidade produtiva, safra e talhão.

Conciliação fiscal e contábil

A companhia também busca uma tecnologia para conferir automaticamente os relatórios gerados na entrada e saída de notas fiscais, de acordo com parametrizações previamente programadas. A ferramenta deve permitir que os dados sejam alterados pelos usuários sempre que necessário.

Monitoramento das culturas

Atualmente, o monitoramento das culturas nas áreas produtivas é realizado por técnicos agrícolas que precisam percorrer todas as lavouras, identificando e quantificando ocorrências como pragas, doenças, ervas daninhas e deficiências nutricionais. A SLC Agrícola busca uma solução capaz de realizar esse processo de forma automática e com mais assertividade.

Amostragem e/ou análise dos teores de nutrientes no solo

A análise de amostragem de solo, que envolve a remoção do material, embalagem e transporte ao laboratório, é um processo lento e caro, com algumas ineficiências. A SLC Agrícola busca equipamentos que utilizem sensores capazes de identificar e estimar os teores de nutrientes no solo com no mínimo ou nenhuma extração física de amostras. A solução também deve registrar as análises para a geração de mapas de fertilidade das áreas.

Sensoriamento para diagnose nutricional on-time

Atualmente, a avaliações nutricionais das amostragens são realizadas de forma manual, baseadas na coleta de folhas das lavouras, que são enviadas para laboratórios e analisadas a partir do uso de ácido sulfúrico e perclórico. A SLC Agrícola deseja encontrar um método não destrutivo de avaliação, que utilize ferramentas de sensoriamento ou imagem, relacionando os dados com o status nutricional da lavoura.

Gestão das aplicações terrestres de defensivos agrícolas

A eficiência da aplicação de defensivos agrícolas depende de fatores como vazão do produto, velocidade, tipos de bicos de pulverização, temperatura e umidade. Com a coleta de todos esses dados, é possível criar padrões e otimizar o uso destes insumos. Diante disso, a SLC Agrícola busca uma solução capaz de monitorar todas as variáveis operacionais e ambientais durante as aplicações.

Mapeamento nematológico

Hoje, o mapeamento nematológico em grandes áreas agrícolas ainda é limitado e possui alguns erros de execução. A SLC Agrícola busca uma solução capaz de otimizar e tornar o processo mais assertivo, com a coleta e processamento das análises de forma automatizada.

Identificação de avarias em grãos

A companhia busca trazer mais agilidade no processo de classificação de grãos de soja e milho, eliminando a subjetividade do olho humano e usando tecnologia de identificação de imagens. A solução deve permitir rastreabilidade e padronização de resultados.

Identificação de contaminantes

Por fim, a SLC Agrícola também busca uma solução para identificar e eliminar contaminantes plásticos no processo de beneficiamento de algodão, assegurando a confiabilidade e rastreabilidade do processo.

Inscrições

Startups de todo o Brasil podem se inscrever até o dia 14 de maio. Em junho, a SLC Agrícola divulgará as empresas classificadas para um pitch day com a diretoria da companhia. As startups que mais se destacarem participarão de uma imersão para testar a solução em um projeto piloto. Por fim, a companhia avaliará os resultados para possíveis parcerias comerciais. Para saber mais sobre o programa, acesse o site!