Como utilizar Recrutamento Inteligente em favor do crescimento exponencial de negócios

Conteúdo Patrocinado

Por Conteúdo Patrocinado

20 de outubro de 2020 às 22:04 - Atualizado há 1 mês

Logo Cyber Monday 2020

Só hoje, nossos melhores Cursos Executivos ou Programas Internacionais com até 50% off

Quero saber mais

Vem aí a melhor formação de líderes do Brasil

Logo Liderança Exponencial Aprenda as novas competências fundamentais para desenvolver uma liderança exponencial e desenvolva diferenciais competitivos para se tornar um profissional de destaque no mercado.

100% online, aulas ao vivo e gravadas

Próxima turma: De 14 a 17/Dez, das 19hs às 22hs

Inscreva-se agora

Por Guilherme Dias | CMO e co-founder da Gupy

As mudanças nas dinâmicas de trabalho estão mais rápidas e o fator tempo ganha cada vez mais valor. No atual contexto, “fazer mais com menos” vai depender da capacidade dos times de descobrir como e onde automatizar efetivamente seu fluxo de trabalho para otimizar seu tempo.

A evolução dos processos gerenciais dentro das empresas já é algo que ocorre com intensidade há algumas décadas. O RH – uma área que antes não contava com tantas opções de tecnologia – tem ganhado muita força nos últimos anos, podendo acompanhar e impulsionar o crescimento exponencial que startups e empresas têm demandado.

Avanços tecnológicos e a atual pandemia impulsionaram a automação da seleção de candidatos desde softwares completos de recrutamento e seleção – como a Gupy – às ferramentas complementares, como testes online e entrevistas em vídeo. O uso da Inteligência Artificial é a tecnologia que mais tem chamado atenção.

Neste artigo, você vai ler um pouco mais sobre:

  • A tecnologia da Inteligência Artificial
  • Onde a IA entra no recrutamento?
  • Quem é a Gaia: a Inteligência Artificial da Gupy
  • Como ela pode ajudar?

Continue a leitura!

A tecnologia da Inteligência Artificial

A Inteligência Artificial (IA) já está transformando a forma como nos relacionamos com o trabalho. Diversos segmentos já utilizam essa novidade em produtos e serviços.

Quem nunca ouviu falar da assistente virtual Siri, ou mandou um “Ok, Google” ao pesquisar algo no smartphone? No Brasil, a Magalu da Magazine Luiza ou a BIA do Bradesco são exemplos de como a inteligência artificial está cada dia mais presente em nossas vidas.

Mas o que isso tem a ver com recrutamento?

Independente da sua posição na empresa, você já deve ter percebido o quanto profissionais de RH ainda dedicam maior parte dos seus esforços com trabalhos operacionais, o que acarreta um alto custo e os impede de focar em questões estratégicas, certo?

A Inteligência Artificial chega trazendo:

  • Uma evolução sem precedentes nos processos seletivos;
  • Mais objetividade na avaliação de habilidades;
  • Identificação das capacidades dos candidatos;
  • Uma melhora indiscutível na produtividade;
  • Eficiência dos times de Recrutamento & Seleção.

Ela consegue fazer uma leitura automática do currículo de candidatos e facilita a triagem, identificando as necessidades de cada vaga aberta e entendendo quais candidatos têm mais aderência com a vaga.

Também interpreta testes de perfil, lógica e conhecimentos gerais, e aprende com os candidatos aprovados e reprovados do seu processo seletivo; tudo em milésimos de segundo!

Isso não invalida a necessidade de pensamento humano, mas significa que as nossas atividades estarão cada vez mais vinculadas às máquinas.

Com a inteligência artificial, você consegue ter mais qualidade ao ranquear os candidatos, reduzindo o trabalho operacional e aumentando o engajamento dos mesmos.

Mas, o que essa Gaia tem a ver com isso?

Quem é a Gaia?

A Gaia é a inteligência artificial da Gupy.

Ela foi desenvolvida pelo nosso time como a primeira e mais robusta solução de inteligência artificial para R&S do Brasil!

Ela lê milhões de currículos por segundo, utiliza quatro algoritmos diferentes para posicionar os candidatos em um ranking de compatibilidade com a vaga e a empresa e aprende com mais de 25 milhões de currículos já cadastrados na plataforma.

A Gaia aprende com tudo que é feito dentro da plataforma Gupy e, assim, fica especialista em entender sobre o seu processo seletivo.

Em um cenário ideal – onde a empresa utiliza todo o potencial da Gaia – conseguimos aumentar sua eficiência em até 75%, recomendando os candidatos com maior aderência na vaga nas primeiras colocações do ranking.

Como ela pode te ajudar?

A Gaia é composta por atributos que possibilitam, baseada em uma tecnologia de aprendizado contínuo, que nossa plataforma recomende os melhores candidatos para um determinado processo seletivo.

Para que essa recomendação seja realizada, são combinadas mais de 200 características, como por exemplo:

  • Formação acadêmica;
  • Experiências;
  • Resultado de testes;
  • Fit cultural com o candidato;
  • Além de características da própria vaga e da empresa.

Na prática, ela permite que você tenha:

Seleções sem vieses

Como qualquer processo que envolva a interferência humana, um candidato pode ser favorecido ou prejudicado por impressões subjetivas do recrutador. O uso da inteligência artificial diminui esse ruído, avaliando o profissional pelas habilidades que ele realmente apresenta.

A Ambev, uma das primeiras clientes da Gupy, buscava estabelecer um processo ainda mais justo para seus candidatos e contou com a ajuda da Gaia para isso. Após a implementação da inteligência artificial em seu processo, eles conseguiram que 1 em cada 4 candidatos chamados para entrevista fossem contratados!

Mais agilidade no recrutamento

Uma triagem mais focada e rápida, promovida pela I.A, torna o processo seletivo da sua empresa muito mais ágil, fornecendo um relatório preciso do nível de adequação dos candidatos à vaga.

O RH pode usar essas informações na escolha dos currículos, na realização das suas entrevistas e na formação de um banco de talentos para as suas próximas contratações.

A Quinto Andar, empresa que usa tecnologia para simplificar a locação de imóveis residenciais, buscava aumentar a velocidade do seu processo seletivo e reduzir a carga operacional dos recrutadores. A empresa contou com a ajuda da Gaia e alcançou uma redução de 35% no tempo da triagem de currículos.

“O principal objetivo era otimizar o processo e torná-lo mais acessível através da automatização das etapas. Procuramos a Gupy pela ótima usabilidade da ferramenta e por oferecer os principais recursos para o processo de recrutamento e seleção. Sem contar a Inteligência Artificial que têm facilitado bastante a definição dos melhores perfis.” Dilson Jesus – Analista de Recrutamento – Quinto Andar

Contratações mais acertadas

Com a transparência de dados e insumos para uma melhor tomada de decisões que a inteligência artificial fornece, as contratações são mais precisas, aumentando o engajamento e diminuindo o turnover na empresa.

A Embraer, cliente da Gupy desde 2018, aumentou em 70% a assertividade na triagem de candidatos – contra 20% anteriormente – utilizando a Gaia

“A parceria com a Gupy foi um passo fundamental na transformação dos processos de recrutamento de pessoas com muita vontade para realizar seus sonhos e de alta capacidade de aprendizagem em um ambiente cada vez mais digital”, Carlos Griner – Vice-Presidente de Pessoas e Sustentabilidade – Embraer

Infelizmente a Gaia ainda não consegue conversar com você, mas o que acha de falar com um de nossos especialistas para entender como ela pode revolucionar o processo de recrutamento & seleção da sua empresa? Fale com nossa especialista ou indique para o seu RH.