Como automatizar o processo de onboarding digital

Conteúdo Patrocinado

Por Conteúdo Patrocinado

20 de outubro de 2020 às 21:35 - Atualizado há 1 mês

Logo Cyber Monday 2020

Só hoje, nossos melhores Cursos Executivos ou Programas Internacionais com até 50% off

Quero saber mais

Vem aí a melhor formação de líderes do Brasil

Logo Liderança Exponencial Aprenda as novas competências fundamentais para desenvolver uma liderança exponencial e desenvolva diferenciais competitivos para se tornar um profissional de destaque no mercado.

100% online, aulas ao vivo e gravadas

Próxima turma: De 14 a 17/Dez, das 19hs às 22hs

Inscreva-se agora

Neste atual cenário de transformação digital, que tem mudado a relação dos clientes com as instituições e com a tecnologia, as empresas precisam acompanhar e se adaptar. Em especial no mercado financeiro, que segue como o maior investidor privado em tecnologia no Brasil e no mundo, buscando novas formas de atrair e reter clientes.

Apesar dos investimentos em tecnologia crescerem a cada ano, é de extrema importância saber em qual tecnologia investir para otimizar fluxos de trabalho, ganhar em produtividade, reduzir custos e priorizar a experiência do cliente.

Nesse artigo iremos mostrar como automatizar o processo de onboarding, as principais tecnologias do mercado e o impacto na experiência do seu cliente. Acompanhe conosco!

O que é onboarding?

O onboarding é o conceito que define o processo de captura e análise das informações e documentos dos clientes para um cadastro, ou seja, é um dos primeiros contatos do cliente com sua empresa e produto/serviço.

Um bom exemplo de um onboarding bem estruturado é o processo de abertura de conta digital do C6Bank. Simples e rápido, o cliente consegue abrir uma conta no banco facilmente e recebe a resposta em minutos. O banco digital sempre posicionou que a experiência do cliente é extremamente importante para eles, e hoje são referência em onboarding no mercado financeiro.

Além do cadastro, o onboarding é um processo amplo que inclui a análise dos documentos, aplicação de regras de negócio, compliance e verificações externas, como o background check.

Como automatizar o onboarding?

Você já se perguntou como os bancos digitais aprovam uma abertura de conta ou um empréstimo tão rápido? É simples, com tecnologia!

A Simply é especialista em automação dos processos de onboarding e tem ajudado os bancos digitais, cooperativas de crédito, empresas de câmbio, seguros e veículos a melhorar a experiência dos clientes e reduzirem os custos do onboarding.

Conheça as principais etapas que precisam de automação e as tecnologias aplicadas:

  1. Captura dos dados e documentos: Este é o primeiro contato que o seu cliente tem com a empresa. Utilize estratégia de UX e tecnologias que irão melhorar a experiência do usuário. O S-Forms é a solução Simply capaz de realizar esta etapa sem a necessidade de instalação de um app com tecnologia PWA. Outra solução inovadora é o preenchimento automático dos dados fornecidos através dos documentos. O Atomics, outra solução Simply, possui a feature ID online, capaz de preencher as informações enquanto o usuário realiza o cadastro.

 

  1. Análise dos documentos: Para fornecer a melhor experiência para o cliente e garantir escalabilidade e segurança da operação, contar com uma tecnologia nesta etapa é fundamental. O Atomics da Simply é capaz de identificar eletronicamente os documentos fornecidos (documentos pessoais, comprovantes de endereço, contratos, contracheques, dentre outros), extrair as informações através do OCR combinado com inteligência artificial e realizar o facematch da selfie com a foto do documento pessoal.

 

  1. Validação da identidade e validações de fraude: Identificar se um documento RG é fraudado ou não, reduz o risco de fraude nos cadastros e nas operações financeiras. O VAR é a solução Simply que utiliza de inteligência artificial para realizar a validação automática de risco, ou seja, uma documentoscopia eletrônica do documento RG. O background check da Simply também é um grande aliado contra as fraudes. Capaz de consultar diversas fontes e sites públicos, o background check permite a construção de um score e aplicação de regras do KYC.

 

  1. Execução das regras de negócio: O onboarding pode parecer simples, mas possui centenas de atividades que muitas vezes são realizadas manualmente. Nesse caso, a aprovação de uma abertura de contas pode demorar dias, ao invés de minutos. Para resolver esse desafio, a solução Simply recomendada é o S-Works, especialista em onboarding digital e formalização. Com o S-Works, todas as atividades são realizadas com automação e podem ser executadas automaticamente ou de forma semi-automática, para casos de exceção ou estratégia da empresa.

A Simply utiliza tecnologia de ponta na sua plataforma, para automatizar ao máximo os processos de onboarding entregando resultado para as empresas e uma experiência otimizada para o cliente.

Qual o impacto na experiência do cliente?

Os desafios do onboarding são justamente atender ao cliente com excelência, colocando-o no centro da relação com a empresa e desta forma, utilizar a tecnologia é essencial para modernizar o ambiente, sistemas e processos, oferecer atendimento personalizado, rápido e eficiente.

Em um mercado cada vez mais competitivo, as empresas raramente possuem uma segunda oportunidade de causar uma boa impressão. Por isso mesmo, a experiência do cliente deve ser perfeita logo no primeiro contato, durante o onboarding, e ao longo das suas interações como cliente. Confira algumas dicas sobre como melhorar a experiência do cliente durante o onboarding neste ebook.

Como vimos, automação do processo de onboarding é essencial para as empresas e contar com parceiros especialistas é o melhor caminho para uma automação completa e inovadora.

Quer ficar por dentro de tudo sobre a transformação digital que estamos vivendo? Cadastre-se na nossa newsletter e receba semanalmente conteúdos sobre: transformação digital, tecnologias, tendências, onboarding digital e muito mais.

Conheça a Simply

A Simply oferece hoje no mercado a melhor plataforma enterprise aplicada aos processos de cadastros, formalização e onboarding digital. Isso porque conta com as tecnologias mais avançadas e o desenvolvimento constante de suas soluções. Com foco na execução eletrônica das atividades manuais, as soluções possibilitam às empresas: redução custos, melhora da experiência do cliente, redução de fraudes, aumento da eficiência e segurança dos processos!

*O conteúdo aqui descrito é de responsabilidade do patrocinador.