Com programa de conexão, Ocyan busca startups para digitalizar documentos

Conteúdo Patrocinado

Por Conteúdo Patrocinado

4 de abril de 2019 às 15:36 - Atualizado há 2 anos

Logo Black Friday 2020

Nossos melhores Cursos Executivos ou Programas Internacionais com até 50% off

Quero saber mais

Vem aí a melhor formação de líderes do Brasil

Logo Liderança Exponencial Aprenda as novas competências fundamentais para desenvolver uma liderança exponencial e desenvolva diferenciais competitivos para se tornar um profissional de destaque no mercado.

100% online, aulas ao vivo e gravadas

Próxima turma: De 14 a 17/Dez, das 19hs às 22hs

Inscreva-se agora

Para atender demandas do negócio atual e aprimorar processos internos, a Ocyan lançou o Ocyan Waves Challenge, seu programa de conexão com startups. A iniciativa faz parte da Ocyan Waves, plataforma criada pela companhia para projetos de inovação aberta e fechada.

Com o programa, a Ocyan busca trazer mais eficiência e segurança aos colaboradores e clientes, unindo novas tecnologias aos processos atuais — colocando em prática o conceito de Indústria 4.0. Neste novo contexto, as empresas passam a se digitalizar com um mindset mais ágil e sistemas baseados em tecnologias como big data, inteligência artificial e internet das coisas.

Desafios

Pensando nessa transformação, a companhia lançou oito desafios no Ocyan Waves Challenge. Um deles é a digitalização de documentos de bordo. Hoje, em uma embarcação, os cartões de observação, formulários de inspeção de área, relatórios de auditorias e outros documentos são gerados de forma manual, o que dificulta a tomada de decisões de forma eficiente. A companhia busca criar esses registros digitalmente, trazendo agilidade e inteligência aos dados coletados.

“Buscamos uma solução com templates prontos desses formulários, onde todos os colaboradores envolvidos no processo possam ver as informações em tempo real”, explica Carlos Junior, diretor de sustentabilidade.

Em um segundo desafio, também focado no aprimoramento de processos, a empresa busca otimizar e melhorar o fluxo de aprovação de notas fiscais e documentos de recebimento e expedição de materiais, com um controle automatizado dos itens despachados e pedidos realizados.

“A ideia é encontrar uma solução que possa fazer a leitura dos códigos de barras das notas fiscais, com a geração de dados direto no sistema. A tecnologia traria agilidade, redução da margem de erros e garantia da qualidade das informações”, afirma Rafael França, coordenador de logística da Ocyan.

Por fim, a companhia também deseja digitalizar o processo de inspeção de equipamentos elétricos das operações em alto mar. Atualmente, as informações são preenchidas e repassadas de forma manual para a plataforma de gerenciamento de manutenção das unidades, o que diminui a eficiência operacional.

“Os checklists das inspeções são feitos em papel e os dados são transportados para planilhas. Buscamos automatizar isso, registrando as informações em tempo real em um app para tablet, por exemplo”, explica Eduardo Arndt, engenheiro eletricista da companhia.

Saiba mais: Ocyan busca startups para aprimorar a comunicação em alto mar

Inscrições

Para se inscrever no Ocyan Waves Challenge é preciso ter, no mínimo, um MVP (Produto Mínimo Viável) desenvolvido ou validado no mercado. Após o período de inscrições, que se encerra no dia 28 de abril, até 20 empresas serão selecionadas para participar de um Pitch Day. As startups aprovadas irão se aprofundar nos desafios e apresentar uma proposta de projeto piloto.

Até oito empresas poderão colocar em prática seus projetos em ambientes da Ocyan. As startups que mais se destacarem poderão ser contratadas como fornecedoras da companhia. Para saber mais sobre os outros desafios e se inscrever no programa, acesse o site!