Mais uma brasileira quer fazer história no Vale do Silício

Felipe Lamounier

Por Felipe Lamounier

13 de setembro de 2017 às 17:27 - Atualizado há 3 anos

Logo ReStartSe

Inscreva-se para o maior e mais audacioso evento de inovação, tecnologia e transformação digital já feito na América Latina. 30 dias que vão mudar sua visão de mundo, dos seus negócios e da sua carreira.

Online e totalmente gratuito - 01 a 30 de outubro/2020

A OneSkin Technologies, startup sediada em São Francisco que desenvolve terapias para prevenir ou reverter o envelhecimento anuncia a expansão da equipe com a entrada da CSO “Chief Scientific Officer”, Alessandra Zonari.

Alessandra iniciou sua carreira em 2007 na UFMG onde foi colega das fundadoras da OneSkin. “Na UFMG fui colega de 3 fundadoras da OneSkin, Carolina, Juliana e Mariana. Acompanhei de perto o desenvolvimento da empresa e foi com grande satisfação que recebi e aceitei o convite para liderar o departamento de Pesquisa e Desenvolvimento da OneSkin”.

Sua pesquisa esteve focada na biologia de células-tronco e seus derivados e na associação com biomateriais para promover a regeneração de tecidos, principalmente a pele. Nos últimos anos esteve em Portugal a aperfeiçoar seu expertise em dois dos laboratórios mais importantes a nível Europeu na área de Engenharia de Tecidos, o Grupo 3B´s da Universidade do Minho e o Laboratório de Terapias baseadas em Células Estaminais e Biomateriais da Universidade de Coimbra.

“Tudo começou na UFMG, quando pude realizar o meu sonho de trabalhar com células-tronco no Laboratório de Imunologia Celular e Molecular, lá eu criei toda a base da minha formação. Em Portugal tive a oportunidade de ir além, trabalhar e aprender com pessoas que são referências internacionais no campo da Medicina Regenerativa o que ajudou na evolução e amadurecimento da minha carreira científica. Participei também da Vetherapy, empresa portuguesa que fornece terapias regenerativas para aplicação veterinária.”

Com apenas 30 anos, autora de 13 publicações em jornais internacionais, 1 patente e vencedora do Prêmio UFMG de Tese 2014, Alessandra sempre se viu motivada pela pesquisa translacional e acredita que na OneSkin será capaz de levar todo seu conhecimento a um produto que pode impactar a vida de milhares de pessoas.

“Vivenciar a cultura do Vale do Silício e poder aplicar aqui o meu conhecimento é uma conquista pessoal e profissional da qual estou muito feliz. Após 10 anos realizando pesquisa básica e apesar de ter uma carreira acadêmica em andamento em Portugal, a ideia de poder impactar diretamente a vida das pessoas através do conhecimento gerado na pesquisa me fez encarar esse novo desafio com grande entusiasmo. Toda Startup apresenta um risco, mas também a possibilidade de crescermos além do nossos limites. A proposta da OneSkin se enquadrou perfeitamente com a minha trajetória e tem sido um privilégio fazer parte dessa equipe. Estamos finalizando uma plataforma capaz de estimar a idade dos tecidos de pele que produzimos no laboratório, a partir de informações genéticas. Essa plataforma será utilizada para buscar novas moléculas que podem verdadeiramente rejuvenescer o tecido da pele. No futuro, pretendemos expandir essa plataforma para tratar outras doenças relacionadas com o envelhecimento”, completa.

Equipe OneSkin sediada em São Francisco, Califórnia. Alessandra Zonari, CSO; Carolina Oliveira, CEO e Andrés Ochoa, CTO. A equipe é também formada por Mariana Boroni, Diretora de Bioinformática e Juliana Carvalho, Diretora de Inovação, ambas sediadas no Brasil.

A OneSkin é startup muito promissora da área da saúde no Vale do Silício. Você pode conhecer a história deles direto na Missão Health para o Vale do Silício, promovida pelo StartSe. Lá visitaremos grandes nomes do segmento que estão mudando como a tecnologia médica está se desenhando para os próximos anos.