Como um fórum do Reddit influenciou o mercado de ações americano

Avatar

Por Paulo Deitos

2 de fevereiro de 2021 às 18:06 - Atualizado há 4 semanas

Logo Novo Curso

Transmissão exclusiva: Dia 08 de Março, às 21h

Descubra os elementos secretos que empresas de sucesso estão usando para se libertar do antigo modelo de Gestão Feudal de Negócios.

Inscreva-se agora
Logo Cyber Monday 2020

Só hoje, nossos melhores Cursos Executivos ou Programas Internacionais com até 50% off

Quero saber mais

O mercado de ações é especulativo. Em geral, os preços das ações sofrem alterações de acordo com expectativas. Essa influência, no entanto, era reservada, até este acontecimento, aos investidores profissionais, hedge funds e agências de análise de performance.

Porém, recentemente um fórum online, o Reddit, conseguiu algo que não era previsto: unir forças em torno de um objetivo comum e influenciar o preço de ações de empresas que possuíam valores muito baixos de mercado — seja por estar em um mercado em declínio, ou por ter sofrido durante a pandemia. 

Com isso, além de multiplicar o capital investido em pouco tempo, o grupo conseguiu eliminar bilhões de hedge funds, levando-os à beira do colapso e despertando o escrutínio das agências reguladoras do mercado financeiro americano (como a SEC, Securities and Exchange Commission).

A tendência pode se replicar no mercado brasileiro, com isso, a CVM (Comissão de Valores Mobiliários) já emitiu nota alegando que a atuação irregular de pessoas em mídias sociais, a fim de influenciar o comportamento de investidores pode caracterizar infrações administrativas e penais.

O que aconteceu?

O grupo focou seus esforços de compra massiva na GameStop (uma loja focada na venda de videogames e jogos, que já vinha sofrendo com a migração para compras online e sofreu fortemente na pandemia) e no AMC (rede de cinemas, com impactos óbvios por conta das regras de distanciamento social). Além delas, outras começam a sofrer impactos semelhantes (Nokia, Bed Bath & Beyond e Blackberry).

A primeira coisa a se entender é o porque essas empresas foram escolhidas: ao valorizar ações de companhias que ninguém previa que sofressem aumento significativo, criou-se um efeito que gerou prejuízo bilionário aos grandes investidores e fundos de investimento em ações.

O efeito negativo sobre os grandes fundos de investimento em ações ocorreu por causa da prática especulativa. Ou seja, ao identificar uma empresa em declínio, os investidores começam a apostar contra uma determinada empresa, esperando que o valor das ações caia.

A forma dessa aposta é uma prática chamada de shorting. Em resumo, o fundo pega as ações de uma empresa “emprestadas” e as vende ao preço de mercado atual. Quando as ações da companhia caem, o fundo as compra de volta por um preço inferior, sendo a diferença do valor que o fundo vendeu e o preço em que as comprou de volta o lucro da operação.

É uma operação arriscada, mas que os fundos se sentem confortáveis em fazer, já que apostam em empresas com pouca ou nenhuma chance de recuperar seu valor. A expectativa é de que o valor apenas caia, com pouca ou nenhuma valorização durante o período de venda e recompra das ações. O que os fundos de investimento não esperavam é que a influência de um grupo na internet pudesse fazer com que seus lucros desaparecessem e se tornassem em prejuízo.

O prejuízo foi concretizado porque aqueles que praticam o shorting possuem contratos que determinam esse prazo de recompra das ações. Desta maneira, apesar do fundo esperar recomprar por um valor inferior ao que vendeu, o que ocorreu foi que, por obrigatoriedade contratual, tiveram de comprar as ações por preços infinitamente superiores ao que foram vendidas.

Quais as intenções?

O que começou com o objetivo de balançar as estruturas do mercado de ações, dos investidores profissionais e de grandes fundos de investimento, se tornou uma bola de neve. O acontecido foi notícia em grandes veículos e redes sociais. Representantes políticos e até mesmo Elon Musk se manifestaram.

As mensagens no fórum dão a entender que as pessoas estão revoltadas com o fato de que poucos investidores controlam toda a narrativa do mercado. Além disso, possuem mais capital para investir e se veem como superiores aos pequenos investidores.

Dessa forma, os membros do grupo demonstraram ser capazes de gerar uma redistribuição de capital, através do poder de uma comunidade unida, colapsando o portfólio de grandes grupos de investimento.

Investimento através de plataformas pode gerar efeito similar

Essa influência causada por um grupo de investidores organizados é reflexo da força que movimentos coletivos podem ter na dinâmica do mercado financeiro. No investimento de risco, essa força da comunidade é demonstrada através de plataformas de investimento em startups, como a CapTable.

Qualquer pessoa pode investir através de plataformas e participar do ecossistema de inovação junto a um grupo de investidores, criando uma democratização da influência similar ao que era pretendido pela comunidade do Reddit.

Além disso, com o amadurecimento das plataformas de investimento, investidores anjo vêm cada vez mais se juntando à crescente comunidade de investidores da CapTable, aumentando a influência da modalidade de investimento no mercado de Venture Capital.

Ainda, o investimento em startups é uma forma saudável de participar de um mundo que era restrito a tickets maiores. O investimento em startups gera efeitos positivos para toda a cadeia empreendedora, apoiando bons negócios, gerando empregos e possibilitando aos investidores o acesso a ganhos exponenciais típicos dos investimentos em startups. Confira as ofertas disponíveis na CapTable.