4 maneiras para você aprender mais rápido e constantemente

Nelson Nectoux

Por Nelson Nectoux

4 de agosto de 2020 às 17:46 - Atualizado há 4 meses

Vem aí a melhor formação de líderes do Brasil

Logo Liderança Exponencial Aprenda as novas competências fundamentais para desenvolver uma liderança exponencial e desenvolva diferenciais competitivos para se tornar um profissional de destaque no mercado.

100% online, aulas ao vivo e gravadas

Próxima turma: De 14 a 17/Dez, das 19hs às 22hs

Inscreva-se agora
Logo Cyber Monday 2020

Só hoje, nossos melhores Cursos Executivos ou Programas Internacionais com até 50% off

Quero saber mais

No ultimo ano liderando alguns dos nossos programas de educação executiva e inovação na StartSe University no Vale do Silício, tive a oportunidade de interagir diretamente com vários lideres das maiores empresas do Brasil. Um dos casos que vem na minha memória por exemplo foi quando escutei um líder explicando como ele e os outros executivos de uma empresa de telecomunicações foram pegos de surpresa por uma nova tecnologia que interrompeu os negócios da empresa. “Não vimos o WhatsApp chegando”, diz ele, balançando a cabeça.

Muitos executivos passaram por situações semelhantes em diversas indústrias. A maioria deles buscam aumentar sua capacidade de aprender, identificar e entender desenvolvimentos dentro e fora da empresa. Eles acreditam que isso é vital não apenas para um melhor desempenho agora, mas também para o sucesso contínuo de sua carreira. “Tenho 50 e poucos anos e tenho medo de que, da próxima vez que quiser mudar de emprego, as pessoas me considerem irrelevante. Eu já vi isso acontecer com muitos outros. Como eu permaneço renovado e convenço as pessoas de que ainda tenho muito a contribuir? ”

Seu intuição acertou bem no alvo. Pesquisas mostram que os líderes que pensam e agem com as mesmas suposições e repertórios comportamentais que usam há anos têm tendência a estagnar, a ter um desempenho inferior. Como coloca David Peterson, diretor de coaching executivo e liderança do Google, “permanecer na sua zona de conforto é uma boa maneira de se preparar para hoje, mas é uma maneira terrível de se preparar para o amanhã”. Para sustentar o sucesso, você deve desenvolver a habilidade de aprender rápido e ao longo da vida, Learning Agility e Lifelong Learning.

 

O que é Agility Learning?

Agilidade de aprendizado é a capacidade de aprendizado rápido e contínuo a partir da experiência. A agilidade na aprendizagem também envolve estar aberto a novas experiências, pessoas e informações. Os alunos ágeis são bons em fazer conexões entre as experiências e podem abandonar perspectivas ou abordagens que não são mais úteis – em outras palavras, podem desaprender coisas quando novas soluções são necessárias. Pessoas com essa mentalidade tendem a ser orientadas para objetivos de aprendizado e abertas a novas experiências. Eles experimentam, buscam feedback e refletem sistematicamente.

Um desejo de se desenvolver adquirindo novas habilidades e dominando novas situações é um elemento fundamental para um mundo atual que vivemos que muda constantemente. Os alunos ágeis valorizam e obtêm satisfação do próprio processo de aprendizado, que aumenta sua motivação e sua capacidade de aprender com experiências desafiadoras de desenvolvimento.

Como resultado, eles não ficam na defensiva e estão dispostos a correr riscos, como cometer um erro ou parecer não especialista em público. O executivo que comentei no parágrafo inicial teve a coragem e humildade de falar abertamente sobre seus desafios e medos, solicitando feedback do nosso time e demais executivos naquela roda de conversa que ele tinha acabado de conhecer. Infelizmente, muitos líderes perdem as principais oportunidades de aprendizado porque evitam questionar a si mesmos ou intencionalmente sair da zona de conforto.

 

Como você desenvolve a agilidade de aprendizado?

Como desenvolver a agilidade da aprendizagem envolve aprender a reconhecer e alterar rotinas automáticas, a ajuda de um mentor pode ser uma ótima ideia. Especialistas nas áreas que você quer se desenvolver.

Interaja com seus mentores e colegas de trabalho e peça feedback. Pense em uma ou mais pessoas que interagiram com você ou observaram seu desempenho em uma determinada tarefa. Diga a eles que você valoriza a perspectiva deles de como você fez e pergunte o que você poderia fazer de diferente na próxima vez. Para maximizar o aprendizado com base no feedback deles – e isso é vital -, restrinja qualquer desejo de se defender. Agradeça a eles por suas contribuições e depois pergunte a si mesmo o que você pode aprender.

Para reduzir sua defesa e desenvolver uma mentalidade de aprendizado, considere adotar um hack mental, vou compartilhar aqui um que uso pessoalmente: “Tem que haver uma maneira melhor, e eu ainda não a conheço”. O poder do Hack está na palavra “ainda”. Como a pesquisa sobre a mentalidade de crescimento da psicóloga Carol Dweck constatou, se você acredita que sempre há mais para aprender e adotar o processo de entrar em águas desconhecidas, pode liberar seu pensamento, dissolver o medo do fracasso e aumentar o seu sucesso.

 

Lifelong Learning: experimente novas abordagens ou comportamentos

Para identificar novos comportamentos eu indico que você reflita sobre um desafio que está enfrentando e fazer perguntas a si mesmo, como “O que eu poderia fazer para mudar o resultado da situação?” e “O que farei de diferente no futuro?” Você também pode realizar experimentos mentais, descobrindo possibilidades de experimentar um ponto de vista diferente. Por exemplo, um executivo que tive a oportunidade de fazer um programa de mentoria estava preocupado em liderar o primeiro desenvolvimento de uma equipe nova de gerentes altamente talentosos.

Com alguma reflexão, ele percebeu que havia ficado preso na perspectiva de que, para ser visto como autoridade, precisava saber mais do que eles. Manter essa perspectiva teria causado estresse e minado sua credibilidade. Ao deixar de lado a suposição de que ele tinha que ser a especialista no assunto e adotar a perspectiva de que poderia agregar maior valor como facilitador, ele foi capaz de planejar e realizar uma reunião na qual as ideias criativas fluíam livremente. A equipe, que anteriormente sofria de má coordenação, desenvolveu mais relações de colaboração.

Procure conexões em áreas aparentemente não relacionadas. Por exemplo, tenho um amigo que admiro muito como lider, ele aplicou sistematicamente os princípios que ele usou para aprender sobre o vinho no domínio do desenvolvimento da liderança. Os enólogos desenvolvem conhecimentos experimentando muitos vinhos diferentes, comparando-os e discutindo-os com colegas especialistas.

Tomando emprestado esses princípios, ele percebeu que poderia ampliar seu domínio do desenvolvimento da liderança, procurando uma grande variedade de líderes para orientar, comparando líderes entre si em várias qualidades e discutindo líderes com outros especialistas. Para experimentar essa técnica, escolha um domínio em que tenha experiência, mas que não esteja relacionado ao seu trabalho, e pergunte-se como você pode aplicar esse conhecimento ao seu desafio atual.

Arranje tempo para refletir. Um corpo crescente de pesquisas mostra que refletir sistematicamente sobre as experiências de trabalho aumenta significativamente o aprendizado. Para garantir o progresso contínuo, adquira o hábito de se perguntar: “O que aprendi com essa experiência?” e “O que foi diferente do que eu esperava?” Os líderes que demonstram e incentivam a reflexão não apenas aprendem mais eles mesmos, mas também estimulam a conscientização contextual e a prática reflexiva em outras pessoas, estabelecendo assim uma base para níveis mais altos de agilidade no aprendizado em suas equipes e organizações.